Categorias: Esportes

Flamengo apenas empata com o Santos no Maracanã

PUBLICIDADE

Nem Deivid nem Diogo. Na despedida do Maracanã – que fecha para obras para a Copa de 2014 -, o único capaz de fazer a torcida do Flamengo vibrar foi o Guarani, com os gols na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense. Na estreia do badalado ataque “D2”, o Rubro-Negro voltou a decepcionar ofensivamente e não passou de um 0 a 0 com o Santos, neste domingo, em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão.

Após massacrar e desperdiçar inúmeras oportunidades nos 45 minutos iniciais, o Fla perdeu fôlego na etapa seguinte e completou cinco jogos sem vitórias. Já os atacantes não fazem gols desde o dia 21 de julho. O resultado? A equipe encerra o primeiro turno com apenas 22 pontos, na 15ª colocação. O Santos, por sua vez, superou a ausência de Neymar, suspenso, e permanece no G-4, em terceiro, com 31.

Na próxima rodada, o Flamengo vai até o Morumbi encarar o São Paulo, quarta-feira, às 22h (de Brasília), enquanto o Peixe recebe o Botafogo, quinta-feira, às 21h, no Pacaembu.

 

Fla pressiona, mas passa em branco no primeiro tempo

Bastou o apito inicial Leandro Vuaden para a torcida do Flamengo dar a ordem: vai para cima deles. E o time foi. Com Deivid e Diogo cheios de vontade no ataque, e Petkovic no banco de reservas, o Rubro-Negro se mostrou um time mais veloz do que nas últimas rodadas e sufocou o Santos nos primeiro 45 minutos. A superioridade ficou evidente nas finalizações: 9 a 1. No placar, no entanto, a seca de gols continuou e as equipes desceram para o vestiário com o 0 a 0.

Bem postado em campo e com imensa tranquilidade, o Santos até parecia não sentir falta de Neymar, suspenso, e tocava a bola pacientemente de um lado para o outro. Em menos de dois minutos, foram dois escanteios. Nada, porém, que assustasse Marcelo Lomba. Já o Flamengo levou perigo logo em seu primeiro ataque.

Aos cinco, Juan tabelou bonito com Renato, recebeu passe de calcanhar, mas viu a bola cair em seu pé direito e, na entrada da área, chutou para fora. Disposto a voltar a usar mais ofensivamente os laterais do que nos tempos de Rogério Lourenço, Silas plantou Toró e Corrêa na frente da zaga e mandou Léo Moura e Juan para o ataque. A estratégia, somada à disposição de Deivid e Diogo, deu certo. Principalmente pelo lado direito.

Aos 20, Leonardo Moura fez linda jogada, partiu em disparada da intermediária, driblou quatro adversários e tocou para trás. Deivid emendou para fora e desperdiçou gol feito. Três minutos depois, a mesma dupla entrou em ação. O lateral rolou para o companheiro, que foi atrapalhado por Edu Dracena no momento da conclusão.

Em sua estreia, o ex-jogador do Fenerbahçe fazia questão de ser participativo, e levou perigo em novo chute aos 29. E o lado direito de ataque continuava como a melhor opção rubro-negra. Quando não era Léo Moura, Willians aparecia bem, como aos 30. O volante partiu em velocidade e cruzou para Diogo escorar na pequena área. Rafael salvou o Santos.

Bem avançado e com menos obrigações defensivas, Renato Abreu apareceu bem aos 33, em cobrança de falta. O chute forte passou perto da trave esquerda do goleiro santista. assim como o chute de Willians, sete minutos depois, após bonito drible em Alex Sandro. Nada, porém, foi capaz de fazer o Fla, enfim, tirar o zero do placar.

Santos equilibra ações e segura o empate

Na volta para o segundo tempo, Dorival Júnior trocou a dupla de ataque e equilibrou as ações. Com Breitner e Madson bem mais participativos que Keirrison e Zezinho, o Peixe passou a povoar mais o campo ofensivo e dificultou a saída de bola rubro-negra. Logo aos três minutos, Marquinhos levantou a bola na área e contou com a indecisão de Juan e Marcelo Lomba para fazê-la chegar a Madson. O baixinho chutou duas vezes, mas não venceu o goleiro do Flamengo.

Em ritmo mais lento do que na primeira etapa, os donos da casa custavam a chegar ao ataque. Na primeira vez, aos nove, Deivid não teve tranquilidade para aproveitar bom passe de Willians e chutou em cima da zaga. Se o Deivid do ataque não resolvia, o David zagueiro por muito pouco não fez o primeiro aos 11, em cabeçada que acertou o travessão.

Três minutos depois, a prova definitiva de que a sorte não está do lado rubro-negro. Juan cruzou da esquerda, Rafael fez o corte com um tapa e Léo Moura concluiu por cima do goleiro santista. Em cima da linha, Arouca tirou de cabeça e ainda viu a bola carimbar o travessão novamente antes da zaga afastar o perigo.

Ansioso para balançar as redes, o Flamengo se mandou para o ataque e deu espaços na defesa. O Santos, por sua vez, não aproveitava os contragolpes. Aos 18, Madson recebeu com liberdade dentro da área e chutou nas nuvens. A esta altura, a torcida presente no Maracanã já mostrava impaciência e passou a gritar o nome de Pet. Pedido feito e atendido por Silas, que colocou o sérvio em campo no lugar de Renato. No primeiro lance, ele roubou a bola na intermediária e chutou fraco de canhota para defesa de Rafael.

A partir deste lance, o que se viu foi um Flamengo desesperado e desorganizado no ataque diante de um Santos que, em ritmo lento, ainda desperdiçou bons contra-ataques. No "até 2013" do Maracanã, as redes permaneceram intactas, e os rubro-negros saíram frustrados.

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025