Categorias: Esportes

Fla recorre à CAS após punição no STJD

PUBLICIDADE

 O Flamengo resolveu recorrer à última instância da justiça esportiva mundial para tentar reverter a punição recebida no STJD pela escalação irregular de André Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Na tarde desta segunda-feira, o clube da Gávea enviou um documento à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, questionando a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

O envio do documento à CAS ocorreu justamente no último dia do prazo para recorrer ao órgão internacional. A corte ainda não tem data para julgar o caso.

A informação foi divulgada pela ESPN Brasil na noite desta segunda e confirmada pela assessoria de imprensa do clube. A diretoria rubro-negra ainda informou que não iria se pronunciar oficialmente e dar maiores detalhes do caso.

No extenso documento, de 28 páginas, o clube ratificou os dois principais argumentos utilizados em sua defesa no julgamento do STJD. O Flamengo alega que não foi informado pela CBF da suspensão de André Santos antes da partida, além de sustentar que o atleta já havia cumprido suspensão automática em partida anterior.

O documento ainda conta com o parecer de escritórios de advocacia especializados em direito esportivo que ratificam as teses do Flamengo.

Relembre o caso
André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil, no dia 27 de novembro, pegando um jogo de suspensão. O regulamento prevê o cumprimento da pena em torneios realizados pela mesma entidade, no caso, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O lateral não atuou contra o Vitória, jogo imediatamente após conquistar o título, mas entrou em campo no empate por 0 a 0 contra o Cruzeiro um dia após ser condenado a cumprir um jogo. Ambos eram válidos pelo Campeonato Brasileiro.

Punido com a perda de quatro pontos por utilizar o lateral na última rodada do Brasileiro, o Flamengo só escapou do rebaixamento por conta de derrotas no Tribunal de Portuguesa, que também escalou um jogador irregular, e Vasco, que tentou anular a derrota da última rodada por conta da violência na Arena Joinville.

Com a perda dos quatro pontos, o Flamengo terminou o torneio com 45 pontos, um a mais do que a Lusa e ficou em 16º lugar – última colocação fora da zona do rebaixamento.

 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Raro: ninguém quer sentar na cadeira do poder!

Fátima Bezerra, atual governadora do Rio Grande do Norte (PT), em seu segundo mandato consecutivo,…

16 de janeiro de 2026

Prévias do Carnaval Tradição começam a partir desta sexta-feira em João Pessoa

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Liga Carnavalesca de João Pessoa realizam,…

16 de janeiro de 2026

Banhistas denunciam e autoridades investigam novo despejo de água escura no mar do Bessa, em João Pessoa

Banhistas e frequentadores da praia do Bessa registraram, nesta sexta-feira (16), mais um caso de…

16 de janeiro de 2026

Vereador de João Pessoa ironiza transferência de Bolsonaro: “Mais confortável do que deveria”

O vereador de João Pessoa Marcos Henriques (PT) comentou, nesta sexta-feira (16), a transferência do…

16 de janeiro de 2026

Novo presidente do PSB-JP, Ronaldo Barbosa cita organização interna e preparação eleitoral como metas

O diretório municipal do PSB em João Pessoa está sob nova direção. Em solenidade realizada…

16 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto critica transferência de Bolsonaro para Papudinha: “Preso político”

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) criticou, nesta sexta-feira (16), a decisão que determinou a…

16 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464