Categorias: Esportes

Finalistas: Equipes do Galo e Belo falam das dificuldades encontradas

 Nem tudo foram flores ao Botafogo-PB e Treze, até chegarem a decidir o título do futebol paraibano profissional em 2017. As duas equipes, ao longo de toda a trajetória de disputas (quatro meses de competição), viveram momentos difíceis. Jogadores, técnicos e dirigentes foram do céu ao inferno e, com trabalho árduo, conseguiram dar a volta por cima, sendo, mais tarde, aclamados e considerados os centros das atenções.

No Botafogo, as eliminações da Copa do Brasil para o desconhecido São Francisco, do Pará, ainda na primeira fase, caiu como um “balde d´água” na cabeça do treinador Itamar Schulle. O técnico ficou na “corda bamba”, mas, o prestígio pelo bom desempenho no ano anterior com o time, lhe garantiu a permanência.

No entanto, a pífia campanha na Copa do Nordeste deixou mais uma vez o técnico na incerteza de sua permanência na Maravilha do Contorno. A derrota para o time misto do América-RN, mesmo sendo um jogo apenas para cumprir tabela, já que estava eliminado com uma rodada de antecedência, expôs várias deficiências do elenco. O clima melancólico pela má exibição deixou o treinador abalado. E na entrevista coletiva após o jogo em casa, no Estádio Almeidão, Schulle não segurou as lágrimas ao avaliar a equipe da temporada de 2017.

“A gente sofre muito. Ser treinador não é fácil, é uma profissão que desgasta, ainda mais quando a gente gosta, quando ama o que faz. É pedir a Deus que dê força para continuar. Que a gente consiga trazer alguns reforços para realizar o sonho que eu tenho de ser campeão com o Botafogo e só assim ir embora. Eu queria tanto ser campeão aqui para seguir minha carreira”, disse o treinador à época, que não deverá permanecer no Belo assim que terminar o Estadual.

Com trabalho de “formiguinhas”, Itamar Schulle conseguiu reerguer o time, chegou em primeiro lugar na fase classificatória, passou pelas semifinais e está a 90 minutos de se sagrar campeão paraibano de 2017.

Nas hostes do Treze Futebol Clube, dois momentos se destacaram nas dificuldades da equipe para chegar à final do Paraibano 2017. Sem ser cogitado a favorito, o time conviveu com uma greve de jogadoras motivada pelo atraso dos salários, sanado somente alguns dias depois. Isto, porém, motivou na queda de rendimento da equipe, que viu seu rival Campinense Clube se distanciar na tabela de classificação.

Outro problema indelicado e que ganhou os holofotes da mídia nacional e internacional foi o imbróglio envolvendo o atacante Marcelinho Paraíba. O jogador foi anunciado pelo time, mas teve que conviver com problemas judiciais, haja vista que o mesmo ainda tinha vínculo com Inter de Lages-SC e o time catarinense se negava a liberar o jogador. O atleta disputou parte do campeonato sobre efeito de uma liminar, o que só se resolveu às vésperas das semifinais do Estadual. A chegada do atacante elevou o nível do Galo da Borborema dentro de campo.

Redação

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026