A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Federer pega Nadal em torneio de tênis

 Stanislas Wawrinka entrou em quadra nesta terça-feira com a difícil missão de duelar com Roger Federer, nada menos do que o número dois do mundo e um dos melhores da história. Mais do que isso, entrou com um retrospecto capaz de desanimar antes mesmo de jogar: até hoje, os dois haviam se enfrentado 13 vezes, com 12 vitórias para Federer. A rodada ainda teve Rafael Nadal tendo muito trabalho para passar pelo freguês Ernest Gulbis, mas mantendo a tradição para vencer por 2 sets a 1. Os astros se enfrentam nas quartas de final, em um aguardado reencontro.

Apesar do esforço de Wawrinka em tentar diminuir sua desvantagem, Roger Federer conseguiu a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 6-7 (4-7) e 7-5, que garantiu a hegemonia diante de seu compatriota e uma vaga nas quartas de final do Masters 1.000 de Indian Wells. Agora, com 13 triunfos, o número dois venceu 92,8% dos confrontos contra o rival.

O forte sol na Califórnia fez até com que o número 18 do mundo atuasse com protetor solar no rosto. Federer, por outro lado, apenas combinava a faixa na cabeça com a camiseta que usou – ambas vermelhas.

Em quadra, o ex-número um do mundo não esperava tanto trabalho para conseguir a vitória. Mesmo com um baixo aproveitamento em seus primeiros saques (número que variou entre 55% a 60%), e diversos erros, o suíço triunfou com facilidade no primeiro set, vencido por 6-3.

Na parcial seguinte, Wawrinka melhorou seu ritmo de jogo e forçou um pouco mais as bolas de fundo contra o adversário. Em alguns momentos até ameaçou os saques do tenista favorito, mas na hora decisiva via Federer ‘achar’ bolas e pontuar, salvando break-points. De tanto pressionar, porém, o ‘azarão’ conseguiu a quebra quando o adversário sacava para fechar o jogo, e igualou o set: 5 a 5.

Errando bastante (41 no total, contra 53 do rival), o número dois do ranking sofreu na reta final da parcial, e o compatriota aproveitou, confirmou o serviço e passou à frente em momento decisivo pela primeira vez no duelo. Federer, porém, fez o mesmo e levou o set para o desempate. Melhor e mais consistente, Wawrinka levou a melhor e igualou o confronto.

No terceiro set, o número dois começou a demonstrar cansaço e Wawrinka se aproveitou, conseguindo uma quebra e fazendo 2 a 1. Logo na sequência, porém, o favoritismo pesou, e Federer devolveu a quebra, confirmou o serviço e passou à frente novamente. Com o set empatado, ele quebrou o rival e fechou a partida em 2 a 1.

A última vez que Stanislas Wawrinka venceu o rival foi nas oitavas de final do Masters 1.000 de Monte Carlo em 2009. Na ocasião, o tenista venceu por 6-4 e 7-5, foi às quartas, passou pelo alemão Andreas Beck, mas caiu na semi contra o sérvio Novak Djokovic.

Nadal tem trabalho, mas avança

Rafael Nadal ficou muito perto de ser eliminado, em seu principal torneio desde que voltou de lesão. O espanhol havia vencido quatro vezes na carreira o letão Ernest Gulbis, mas o tenista que ele viu à sua frente foi bem superior ao que encontrara nas outras oportunidades.

Gulbis durante toda a partida conseguiu sufocar Nadal, com números superiores de winners conquistados (no total, foram 40 contra 20 para o letão). A dificuldade maior veio no primeiro set, vencido pelo "azarão" por 6-4. Nadal foi melhor no segundo set, em que devolveu o mesmo placar. A terceira e definitiva parcial foi bem mais dura.

Nadal, que chegou a discutir com a arbitragem após um juiz lateral "dedar" que seu técnico estava passando instruções, perdeu seu embalo no começo do terceiro set. Foi só com a partida empatada em 5-5 que o espanhol conseguiu impor seu jogo, quebrar o saque e partir para fechar a partida.

 

 

UOL

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Paris 2024: que comecem os Jogos

    A cerimônia de abertura dos Jogos de Paris começou pontualmente às 14h30 (horário de Brasília). É a primeira…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe