Fábio leva ouro para o Brasil no Grand Prix de Fortaleza
Atleta do Clube BM&FBOVESPA ainda bateu recorde do torneio, com 5,65 m; Ana Cláudia, nos 200 m, e Maíla Machado, nos 100 m com barreiras, foram ao pódio
São Paulo – Fábio Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, levou a medalha de ouro para o Brasil no salto com vara, neste domingo (16/5), no 6º Grande Prêmio Caixa Unifor de Atletismo, disputado no Estádio da Universidade de Fortaleza, por 116 atletas (64 homens e 52 mulheres), de 29 países. Fábio saltou 5,65 m e ficou com o ouro, com recorde do torneio – a marca anterior, de 5,55 m, pertencia ao dinamarquês Piotr Buciarski, feita no primeiro GP, em 2005. Fábio ficou à frente do americano Darren Niedermeyer (5,60 m) e do canadense Jason Wurster (5,50 m). Com a medalha de ouro assegurada, Fábio ainda tentou ultrapassar o sarrafo a 5,78 m para bater seu próprio recorde sul-americano, de 5,77 m, mas não conseguiu.
"Era importante ele ganhar a prova. Fiquei feliz pelo fato de ter conquistado a vitória, embora o resultado esteja aquém do que pode fazer – mas estamos apenas no início da temporada. Mas ele mostrou que está de volta, foi um resgate, e um dos objetivos para este ano é superar o recorde sul-americano de 5,77 m e tentar uma das vagas das Américas para a Copa Continental", disse o técnico Elson Miranda, que treina o principal grupo de saltadores do País, incluindo Fabiana Murer, campeã mundial indoor da prova, todos do Clube BM&FBOVESPA.
Thiago Braz da Silva, de apenas 15 anos, que competiu para ganhar ritmo – está classificado para a Olimpíada da Juventude, em agosto – fez um salto de 4,70 m (sua melhor marca é 4,80 m). "Ele é muito novo, chegou à BM&FBOVESPA agora e está começando o trabalho com o grupo, ainda se adaptando à técnica, e está esperando as varas adequadas para o peso dele chegarem – estão sendo compradas pela CBAt (a confederação de atletismo) para que ele se prepare para a Olimpíada. Como é mais magro, precisa de varas especiais para ele", acrescentou o técnico Elson Miranda.
Outro bom resultado para o Brasil foi o de Ana Claúdia Lemos da Silva, nos 200 m rasos, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Ana Cláudia, cearense de Jaguaratema, ficou com a medalha de prata nos 200 m, com o tempo de 23s49, atrás de Christine Amertil, das Bahamas (23s48) e à frente de Zang Milama Rudy, do Gabão (23s64). Este ano, Ana Cláudia igualou o recorde sul-americano nos 100 m (11s17), obtido por Lucimar Moura em 1999, e ganhou destaque na recém-iniciada temporada outdoor.
O técnico Katsuhico Nakaya, que acompanhou a velocista em Fortaleza, observou que ventou muito na hora dos 200 m e os tempos não foram tão expressivos. "O importante foi o confronto que ela fez com algumas boas atletas do ranking, levando vantagem."
Maíla de Paula Machado, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, levou a medalha de bronze nos 100 m com barreiras, com o tempo de 13s70. Brigith Merlano, da Colômbia, foi ouro (13s31) e Francisca Guzman, do Chile, prata (134s69). Para Maíla, que volta de contusão, Nakaya prevê uma boa temporada. "É apenas a segunda prova dela no retorno e acho que pode fazer 13s40, 13s30 nesta temporada."
Marilson é pentacampeão em Santos
Marilson Gomes dos Santos venceu sem dificuldades a 25ª Tribuna FM, em Santos, neste domingo (16/5). Apenas 21 dias depois de disputar a Maratona de Londres, em que ficou com o sexto lugar, o atleta do Clube BM&FBOVESPA cravou 28min18 nos 10 km, ficando a poucos segundos do recorde de Vanderlei Cordeiro de Lima (28min01, marca estabelecida em 1997). Marilson chegou mais de 100 metros à frente dos quenianos Emmanuel Bett, o segundo, (28min49), e Mathew Kiptoo Cheboi, o terceiro (28min55).
A vitória, em Santos, tem significado especial para Marilson, que fez nos 10 km da Tribuna FM um dos primeiros resultados relevantes de sua carreira e é casado com uma santista, a também atleta Juliana Paula Gomes dos Santos. Bem adaptado ao percurso rápido da prova, o atleta já havia vencido em 2003, 2005, 2006 e 2009 (além de conquistar o vice-campeonato em 1999, 2004 e 2007) e se consagrou pentacampeão neste domingo.
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA tem patrocínio do Pão de Açúcar, Nike e Prefeitura de São Caetano.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…
O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…
O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…
O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…
O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…
O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…