Categorias: Esportes

Fábio leva ouro para o Brasil no Grand Prix de Fortaleza

PUBLICIDADE

Fábio leva ouro para o Brasil no Grand Prix de Fortaleza

Atleta do Clube BM&FBOVESPA ainda bateu recorde do torneio, com 5,65 m; Ana Cláudia, nos 200 m, e Maíla Machado, nos 100 m com barreiras, foram ao pódio

São Paulo – Fábio Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, levou a medalha de ouro para o Brasil no salto com vara, neste domingo (16/5), no 6º Grande Prêmio Caixa Unifor de Atletismo, disputado no Estádio da Universidade de Fortaleza, por 116 atletas (64 homens e 52 mulheres), de 29 países. Fábio saltou 5,65 m e ficou com o ouro, com recorde do torneio – a marca anterior, de 5,55 m, pertencia ao dinamarquês Piotr Buciarski, feita no primeiro GP, em 2005. Fábio ficou à frente do americano Darren Niedermeyer (5,60 m) e do canadense Jason Wurster (5,50 m). Com a medalha de ouro assegurada, Fábio ainda tentou ultrapassar o sarrafo a 5,78 m para bater seu próprio recorde sul-americano, de 5,77 m, mas não conseguiu.

"Era importante ele ganhar a prova. Fiquei feliz pelo fato de ter conquistado a vitória, embora o resultado esteja aquém do que pode fazer – mas estamos apenas no início da temporada. Mas ele mostrou que está de volta, foi um resgate, e um dos objetivos para este ano é superar o recorde sul-americano de 5,77 m e tentar uma das vagas das Américas para a Copa Continental", disse o técnico Elson Miranda, que treina o principal grupo de saltadores do País, incluindo Fabiana Murer, campeã mundial indoor da prova, todos do Clube BM&FBOVESPA.

Thiago Braz da Silva, de apenas 15 anos, que competiu para ganhar ritmo – está classificado para a Olimpíada da Juventude, em agosto – fez um salto de 4,70 m (sua melhor marca é 4,80 m). "Ele é muito novo, chegou à BM&FBOVESPA agora e está começando o trabalho com o grupo, ainda se adaptando à técnica, e está esperando as varas adequadas para o peso dele chegarem – estão sendo compradas pela CBAt (a confederação de atletismo) para que ele se prepare para a Olimpíada. Como é mais magro, precisa de varas especiais para ele", acrescentou o técnico Elson Miranda.

Outro bom resultado para o Brasil foi o de Ana Claúdia Lemos da Silva, nos 200 m rasos, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Ana Cláudia, cearense de Jaguaratema, ficou com a medalha de prata nos 200 m, com o tempo de 23s49, atrás de Christine Amertil, das Bahamas (23s48) e à frente de Zang Milama Rudy, do Gabão (23s64). Este ano, Ana Cláudia igualou o recorde sul-americano nos 100 m (11s17), obtido por Lucimar Moura em 1999, e ganhou destaque na recém-iniciada temporada outdoor.

O técnico Katsuhico Nakaya, que acompanhou a velocista em Fortaleza, observou que ventou muito na hora dos 200 m e os tempos não foram tão expressivos. "O importante foi o confronto que ela fez com algumas boas atletas do ranking, levando vantagem."

Maíla de Paula Machado, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, levou a medalha de bronze nos 100 m com barreiras, com o tempo de 13s70. Brigith Merlano, da Colômbia, foi ouro (13s31) e Francisca Guzman, do Chile, prata (134s69). Para Maíla, que volta de contusão, Nakaya prevê uma boa temporada. "É apenas a segunda prova dela no retorno e acho que pode fazer 13s40, 13s30 nesta temporada."

Marilson é pentacampeão em Santos

Marilson Gomes dos Santos venceu sem dificuldades a 25ª Tribuna FM, em Santos, neste domingo (16/5). Apenas 21 dias depois de disputar a Maratona de Londres, em que ficou com o sexto lugar, o atleta do Clube BM&FBOVESPA cravou 28min18 nos 10 km, ficando a poucos segundos do recorde de Vanderlei Cordeiro de Lima (28min01, marca estabelecida em 1997). Marilson chegou mais de 100 metros à frente dos quenianos Emmanuel Bett, o segundo, (28min49), e Mathew Kiptoo Cheboi, o terceiro (28min55).

A vitória, em Santos, tem significado especial para Marilson, que fez nos 10 km da Tribuna FM um dos primeiros resultados relevantes de sua carreira e é casado com uma santista, a também atleta Juliana Paula Gomes dos Santos. Bem adaptado ao percurso rápido da prova, o atleta já havia vencido em 2003, 2005, 2006 e 2009 (além de conquistar o vice-campeonato em 1999, 2004 e 2007) e se consagrou pentacampeão neste domingo.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA tem patrocínio do Pão de Açúcar, Nike e Prefeitura de São Caetano.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464