Categorias: Esportes

Especialistas reprovam parte dos preparativos da Copa do Mundo

A 5ª edição da pesquisa Termômetro Trevisan Copa 2014 reprova boa parte dos preparativos para a Copa do Mundo. O trabalho avalia, por meio de índice geral de percepção de especialistas do futebol, como andam os trabalhos do Comitê de Organização Local, em parceria com os empreendedores urbanos das 12 cidades-sede. Os pontos mais baixos dessa nova avaliação estão relacionados às obras de mobilidade, tanto urbana quanto de aeroportuárias. No geral, os índices também apontam para baixo: de 2,4 na edição anterior para 2,3 nesta. Vale ressaltar que a avaliação vai de 1 a 5.

 

Representantes da Trevisan são categóricos em afirmar que, a 200 dias do início da Copa, o trabalho continua abaixo do aceitável, sobretudo nos arredores dos estádios, que devem ser entregues no fim deste ano. O levantamento tem sido trimenstral. A empresa trabalha com gestão esportiva. Para essa pesquisa, cerca de 1.000 profissionais foram ouvidos no Brasil, entre professores, alunos e ex-alunos dos cursos de gestão esportiva da empresa e profissionais da indústria do esporte no País.

 

"Todos os itens avaliados nesta edição da pesquisa mostraram involução em relação à última verificação, a não ser sobre as obras dos estádios, que teve um crescimrnto de 0,2%," diz o consultor Fernando Trevisan. "Os resultados podem ter sido influenciados pela onda de protestos populares iniciada em junho, na Copa das Confederações, que questionou os reais benefícios de se realizar uma Copa no Brasil."

 

De acordo com os novos índices, a 5ª pesquisa reforça a percepção de que os benefícios da competição ficarão restritos aos estádios, à melhoria da capacidade hoteleira e à capacitação da mão de obra turística no Brasil. Especialistas ouvidos pela empresa têm opinião negativa sobre as obras de mobilidade nas cidades e nos aeroportos. A pesquisa aborda os seguintes itens: estádios, telecomunicação, hospedagem, qualificação de mão-de-obra, segurança pública, transporte, aeroportos e portos.

Estadão

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026