A Paraíba o tempo todo  |

ESPECIAL: A temporada mágica do paraibano Hulk, artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil

Foi incrível. Quando o Atlético Mineiro anunciou a contratação do atacante Hulk, não tinha noção que o paraibano de Campina Grande, iria ajudar a transformar 2021 em um ano mágico, inesquecível e de conquistas do Galo. Muitos acreditavam que Hulk viria encerrar a carreira no Brasil.

Só que, contrariando muita gente,  o retorno do atacante ao Brasil foi triunfal. Épico. Uma temporada mágica em um ano extraordinário no menino que cresceu nas ruas do José Pinheiro, ajudava seu pai na feira, antes de ganhar o mundo e se tornar um craque de futebol com gols espetaculares. Explosão, porte físico, velocidade, impulsão e muita técnica, tornam Huk, um dos melhores jogadores da atualidade.

De todas as temporadas que já disputou, definitivamente, 2021, ficará eternizado na vida do paraibano Givanildo Vieira de Sousa, ou simplesmente Hulk. Artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, Hulk termina o ano como o principal jogador da temporada.

Aos 35 anos, o paraibano de Campina Grande, viveu uma temporada mágica. Artilheiro do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Hulk levou o Atlético Mineiro a conquistar a tríplice coroa, além de sair de uma fila de espera de 50 anos para o bicampeonato brasileiro. Principal jogador da temporada no Brasil, Hulk termina 2021 com números espetaculares e difíceis de ser alcançados. Com o título da Copa do Brasil conquistado na última quarta-feira, Hulk atingiu o auge de uma temporada extraordinária.

Em sua primeira temporada de volta ao futebol brasileiro, Hulk quebrou mais um recorde. Os oito gols marcados na Copa do Brasil fez com que o atacante terminasse o campeonato como artilheiro. No Brasileirão não foi diferente. 19 gols e artilharia para o atacante alvinegro.  Com esses números, Hulk se tornou apenas o segundo jogador na história a ser artilheiro das duas grandes competições do país.

Hulk também terminou a temporada como artilheiro máximo do país. Foram 36 gols durante todo o ano, 2 a mais que o adversário mais próximo, Gabigol, que marcou 34 vezes.  Pela Copa Libertadores ele marcou sete gols.

Após sacramentar a conquista na última quarta-feira, com o gol do título, Hulk exaltou o grupo de jogadores e a humildade que foi demonstrada ao longo do ano.

“Não é fácil conseguir ser artilheiro das duas maiores competições do país, mas eu estou muito feliz pelo coletivo. Foi um bicampeonato tão sonhado, depois de 50 anos, e, no final, pra coroar a nossa temporada, esse título aqui, essa tríplice coroa” Hulk.

O jogador que recebe um salário de R$ 1,5 milhão, falou das dificuldades e destacou a qualidade do time mineiro.

“Acho que o fator principal foi a humildade. A gente saber que ia ganhar cada jogo e comemorar só no final, como foi contra o Athletico” disse.

Com a conquista do Campeonato Brasileiro, o jogador chegou a sua sétima taça nacional conquistada na carreira. A maior parte dos títulos obtidos pelo atacante aconteceram durante sua passagem pelo Porto, entre 2008 e 2012. Nesse período, Hulk conquistou o Campeonato Português em quatro oportunidades, nas temporadas 2008/09, 2010/11, 2011/12 e 2012/13.

Além disso, o camisa 7 atleticano faturou a Liga Russa pelo Zenit, na campanha de 2014-15, e foi campeão chinês em 2018, pelo Shangai SIPG.

Após a confirmação da conquista do Brasileiro na partida contra o Bahia, Hulk relembrou sua trajetória como jogador de futebol e destacou a oportunidade de ser campeão justamente em Salvador, onde iniciou sua carreira profissional.

“Comecei aqui em Salvador. Com 16 anos vim para o Vitória, me tornei profissional aqui, fiz apenas dois jogos no Brasileiro e fui embora. Passei toda minha carreira lá fora. Pude voltar aqui, em Salvador, onde comecei, onde toquei a bola pela primeira vez e comemorar”, declarou

A carreira de Hulk tem sido marcada por conquistas, vitórias, lutas e desafios. Antes de vestir a camisa do Atlético Mineiro, o atacante  estava no Shanghai SIPG, da China.

Revelado pelo Vitória, Hulk construiu a sua carreira fora do Brasil. Ele teve passagem pelo Porto, em uma transação milionária, onde se destacou, depois atuando com sucesso pelo Zenit St. Petersburg. Na sequência, foi para a China, onde ficou até acertar com o Atlético-MG.

A primeira convocação de Hulk para a seleção canarinho foi em 2009, para a disputa de amistosos. O atacante voltou aos planos brasileiros em 2011, quando voltou a disputar jogos preparatórios visando a disputa da Copa do Mundo de 2014. No meio do caminho, o atleta defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, em Londres, torneio em que foi medalhista de prata e marcou um gol.

Em 2013, Hulk foi titular da seleção brasileira campeã da Copa das Confederações. No ano seguinte, também participou da Copa do Mundo no Brasil. Defendendo o time canarinho, Hulk marcou 12 gols em 54 jogos disputados. Este ano, ele chegou a ser convocado pelo técnico Tite para as eliminatórias da Copa do Mundo do Catar.

Givanildo Vieira de Sousa, ou simplesmente Hulk, nasceu no dia 25 de julho de 1986 em Campina Grande. No entanto, o menino só começou a dar os primeiros passos no futebol em 1997, aos 11 anos,  ainda no chão de terra batida, nos campos de pelada da Rainha da Borborema. Os seus primeiros dribles com a bola, pelas ruas do José Pinheiro, revelavam um talento.  Ele começou a carreira na base do Serrano.

A passagem de Hulk pelo Serrano-PB foi durante 1999 e 2000. Depois disso, ele deixou a equipe para alçar voos altos. Isso porque foi tentar a sorte nas categorias de base do São Paulo, até se transferir para o Vitória, e depois ganhar o mundo.

O garoto cresceu, adotou o nome de um super-herói, e ganhou o mundo. O atacante Hulk, conquistou inúmeros títulos, incluindo a Copa das Confederações vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Por este título,  recebeu homenagens do Governo do Estado e da PMCG. No entanto, nenhuma temporada é comparada a deste ano, quando Hulk ajudou o Atlético Mineiro a levantar três taças de campeão e entrar definitivamente para a história.  

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe