O Santos é hoje, para muitos, o melhor time do Brasil. Além das dez vitórias seguidas e da liderança do Estadual, a equipe vem jogando um futebol bonito, rápido e irreverente. Com a boa fase, a torcida está em lua de mel com o time e a diretoria santista. Tudo bem diferente do vivido pelo clube há seis meses.
No começo de setembro do ano passado, o Santos estava recheado de problemas. A recente mudança de comando do time – saída de Vagner Mancini e chegada de Vanderlei Luxemburgo – não havia surtido efeito. O time continuava mal no Brasileirão – não conseguia passar da décima colocação – e além disso sobravam problemas extracampo.
Fábio Costa, goleiro e capitão do time, estava machucado e seu substituto, Felipe, era bombardeado por críticas. Neymar, cobrado por não demonstrar o futebol esperado, amargava a reserva, e Kléber Pereira tirava o sono da torcida com seus gols perdidos. Por fim, o clima de incerteza chegava à diretoria do clube, já que as eleições se aproximavam e a reeleição do então presidente Marcelo Teixeira era uma incógnita.
Passados seis meses, o Santos saiu do inferno e hoje está no paraíso. Lidera o Paulista, tem o melhor ataque da competição (32 gols em 12 jogos) e é apontado como favorito para vencer os dois torneios que disputa neste semestre – Estadual e Copa do Brasil. Felipe demonstra segurança no gol e fez a torcida esquecer Fábio Costa – que, recuperado, é reserva. Neymar é titular absoluto do time, briga pela artilharia do Paulistão e vê seu nome pedido para a seleção. André, atual camisa 9 do time após a saída de Kléber Pereira, marca gols e decide jogos.
Se não bastasse, a torcida santista tem o ídolo Robinho de volta ao clube. Com o retonro do craque, além de mais público nos estádios, a nova diretoria conseguiu atrair patrocinadores e uma maior exposição do Santos nacional e internacionalmente.
A ótima fase e a alegria santistas terão duas provas de fogo nos próximos meses: as finais do Paulista e as fases mais agudas da Copa do Brasil. É o teste para saber se a relação torcida e clube não é só uma paixão de verão.
R7








