Foto: Tiago Folguedo
Na reta final do Campeonato Brasileiro a bola vai rolar para Sport e Flamengo, neste sábado (15), na Arena de Pernambuco, em jogo adiado da 12ª rodada da competição.
E a partida está repleta de polêmicas para o Leão, que envolvem a possibilidade matemática de rebaixamento, uma mudança de estádio e crise não só em campo, mas na relação entre diretoria e torcida.
O jogo seria disputado na Ilha do Retiro, casa do Sport, mas o clube vendeu a operação da partida para uma empresa privada por R$ 3 milhões líquidos, mudando para a Arena de Pernambuco. Ao mesmo tempo, aceitou aumentar de 10% para 30% o espaço destinado à torcida visitante.
O episódio ampliou a relação conturbada que a gestão do Sport vive com sua torcida, principalmente o presidente Yuri Romão – alvo de críticas e protestos. E uma declaração do dirigente em uma tentativa de justificar a mudança de estádio prejudicou ainda mais esse racha.
Em meio a todo esse cenário, o Sport pode ser rebaixado nesta partida contra o Flamengo, já que apenas uma vitória contra o vice-líder do Brasileirão impede a queda antecipada no momento.
Um abismo separa as campanhas de Flamengo e Sport no Campeonato Brasileiro. São 51 pontos de diferença. Um duelo de rubro-negros em situações extremas no campeonato. De um lado, o Flamengo, no topo da tabela e brigando com o título com o Palmeiras. Do outro, na lanterna, o Sport, detentor da pior campanha da era dos tempos corridos, prestes a ser rebaixado para a Série B. Matematicamente o Leão ainda não foi rebaixado, mas as chances de permanência na Série A, são mínimas.
Com propósitos diferentes, Sport e Flamengo enfrentam-se na Arena de Pernambuco, em partida adiada da 12ª rodada da Série A. Este é o quinto jogo entre as equipes no estádio de São Lourenço da Mata, construído para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Os dois rubro-negros sempre travaram um duelo equilibrado. Nas quatro partidas anteriores, houve uma vitória para cada lado, além de dois empates, todos por edições do Brasileirão.
O duelo do sábado tem um caráter especial, pois pode sacramentar o rebaixamento do Sport. O Leão ainda tem uma mínima chance matemática, mas precisa vencer o Flamengo e ter uma arrancada épica na reta final do campeonato para não cair para a Série B.
Eternamente em lados opostos devido ao título nacional de 1987 – julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como do Leão -, os clubes voltarão a se enfrentar pela segunda vez este ano. Há menos de 15 dias atrás, o Fla venceu o Leão por 3 x 0 no Maracanã.
Ao todo, 51 pontos separam as duas equipes na classificação. Na luta pelo título, o vice-líder Flamengo soma 68 pontos, contra 17 do time pernambucano, lanterna da competição.
Além do Flamengo, o Sport ainda terá pela frente na Série A deste ano, o Botafogo (RJ) (fora), o Vitória (casa), o Santos (fora), o Bahia (fora) e o Grêmio (casa).
SL
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…
Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…
Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…