Dez equipes buscam título da 115ª edição do Campeonato Paraibano a partir deste sábado (11)

PUBLICIDADE

A bola vai rolar na principal competição esportiva da Paraíba. Vai começar a 115ª edição do Campeonato Paraibano. Dez clubes, representando praticamente todas as regiões do Estado, vão brigar pelo título.

O Campeonato Paraibano 2025 começa neste sábado (11) com a partida entre Serra Branca e Campinense, no estádio O Amigão, em Campina Grande.

Vão disputar o estadual, o Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, Campinense, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Picuiense, Pombal, Serra Branca, Sousa, atual campeão; e Treze.

O Sertão chega forte na competição deste ano e terá cinco representantes. Além do Sousa, atual campeão, disputarão o Estadual, o Atlético de Cajazeiras, Pombal, Nacional e Esporte de Patos, o que garante clássicos nas terras sertanejas.

Embora todos foquem no título, os clubes que disputarão o Estadual 2025, terão objetivos diferentes. O Auto Esporte-PB chega para o estadual deste ano com um objetivo claro. Permanecer na 1ª divisão do Campeonato Paraibano e parar com a recorrência de rebaixamentos.

Maior campeão do estado, o Botafogo-PB chega em 2025 pressionado novamente dentro do estadual. Isso porque a última conquista do Belo foi em 2019. O Bota que no meio de semana foi eliminado da pré-Copa do Nordeste, começa o estadual com a torcida desconfiada da equipe.

Com 22 títulos estaduais, o Campinense vive uma crise política e institucional grave e espera surpreender em 20254 para retomar o protagonismo no futebol paraibano. O presidente Flávio Torreão, por exemplo, está na presidência por força judicial. O técnico do time será Rodrigo Fonseca, que ajudou a montar um time barato.

Vice-campeão da 2ª divisão do Campeonato Paraibano do ano passado, o Esporte de Patos também chega na elite para se consolidar. Para isso, vai em busca de não “bater e volta”. A permanência é o grande objetivo do time do técnico Danilo Brito, que pela primeira vez vai atuar no futebol paraibano.

Campeão paraibano em 2007, o Nacional de Patos quer voltar a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro no ano que vem. Atrás do Sousa nos últimos anos como força do Sertão, o Canário vai tentar subverter essa lógica. Para 2025, a diretoria foi ousada, e contratou nomes de peso, experientes, mas que atualmente estão em baixa no mercado, mas que podem dar liga.

O Pombal vai disputar a competição pela segunda vez. Diferente do ano passado, o Pombal chega para as disputas do Paraibano deste ano com uma expectativa de menos empolgação.

A Picuiense vai disputar a 1ª divisão do Campeonato Paraibano pela primeira vez. O clube ficou com a vaga após as desistências do CSP, que estava na elite, e do Cruzeiro-PB, que foi o terceiro colocado da Segundona. A equipe vai em busca de se manter na 1ª divisão.

Um time ousado. Com um investimento compatível de se colocar como candidato ao título, o Serra Branca chega em 2025 para tentar sair do quase. O clube terá Cristian de Souza, ex-Botafogo-PB, como treinador do time para este ano e fez um time para rivalizar com os outros postulantes ao título.

Atual campeão paraibano, o Sousa é o defensor do título. O Dinossauro chega para a competição como um dos favoritos e irá em busca do bi seguido e do tetra na história. O treinador será Paulo Foiani e o elenco conta com caras conhecidas, que ficaram de 2024 para 2025, como Felipe Jacaré, Matheusinho e o artilheiro do Paraibano do ano passado, Diego Ceará.

Eliminado no meio de semana da pré-Copa do Nordeste, o Treze chega para 2025 com a empolgação de viver um ano único no seu centenário. O Galo manteve alguns jogadores que estiveram em 2024 e apostou no treinador Renatinho Potiguar, ex-jogador do clube e ex-treinador do Sousa, para comandar o elenco. O Alvinegro chega como um dos favoritos ao título.

O formato é o mesmo do ano passado, ou seja, todo mundo joga contra todo mundo em turno único. A primeira fase terá nove rodadas.

Os quatro melhores colocados da primeira fase disputam as semifinais em cruzamento olímpico, em partidas de ida e volta. O primeiro pega o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro. Os melhores no mata-mata jogam a final novamente em partidas de ida e volta.

Além do título, o campeão paraibano garante vaga na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D de 2026.

Severino Lopes 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025