De quem foi a culpa? Raposa encerra 2024 com uma das piores temporadas da história e sem calendário para 2025

PUBLICIDADE

Mais um ano para a torcida do Campinense esquecer. A temporada 2024 foi uma das mais curtas e piores da história da Raposa. Disputas internas, eleições decididas após intervenção da justiça, erros nas contratações, ameaças de greves dos jogadores e falta de planejamento.

O resultado desse conjunto de fatores adversos, só poderia ter sido desastroso dentro de campo. Com calendário curto, e apenas o Campeonato Paraibano para disputar, o Campinense iniciou o ano, precisando pelo menos chegar na final da competição estadual para tentar retomar o protagonismo no futebol paraibano em 2025 e reconquistar as vagas na Copa do Nordeste, onde foi campeão em 2013; Copa do Brasil e Série D em 2026.

Só que devido a fraca e irreconhecível campanha, o objetivo ficou longe de ser concluído, interrompendo os planos rubro-negros de forma bem precoce.

O desastre na temporada do Campinense começa ainda em 2023. O imbróglio na conclusão das eleições para a presidência do clube, que só acabou na Justiça, atrasou a confirmação da comissão técnica e, consequentemente, dos jogadores que compuseram o elenco raposeiro para 2024. Inicialmente o presidente eleito,

A conturbada eleição – Lênin foi eleito presidente do Campinense no dia 1º de novembro, após a Justiça conceder o direito de voto a 19 sócios que, inicialmente, não tiveram os seus nomes listados na relação do colégio eleitoral do clube.

Após o registro de 18 novos votos, todos para Lênin Correia, o empresário assumiu a liderança da corrida eleitoral com 68 votos, quatro a mais do que Rômulo Leal, que havia sido o vencedor na eleição do dia 22, com 64 votos.

Dois técnicos – Em meio ao entrave existente com o impasse sobre o resultado oficial das eleições do Campinense, o então presidente eleito Rômulo Leal, anunciou o técnico Marcelo Vilar como comandante do time para o Estadual e começou a trabalhar na montagem do elenco.

Só que com a reviravolta no resultado do pleito, os planos de Rômulo Leal foram desfeitos. Após virar o jogo devido a determinação da 1ª Vara Cível de Campina Grande, o presidente eleito Lênin Correia, anunciou a contratação do técnico Francisco Diá que assumiu a Raposa na campanha do Estadual.


As únicas vitórias que o Campinense teve na temporada foram diante de São Paulo Crystal, Nacional de Patos e Atlético-PB. Além dos triunfos, os únicos pontos conquistados pela Raposa foram nos empates contra Botafogo-PB e Serra Branca. O vexame maior foi reservado para a última partida da temporada no Clássico dos Maiorais. O Campinense foi derrotado por 3 x 0 para o maior rival e ficou na 6ª colocação, com apenas 11 pontos ganhos.

Pelo segundo ano, a Raposa vai precisar amargar a temporada de 2025 apenas com o Campeonato Paraibano em seu calendário. E passar pelo mesmo drama do rival “Treze” nas últimas duas temporadas.

Sem avançar às semifinais do Campeonato Paraibano, a Raposa terá apenas a competição estadual para disputar em 2025 e terá que conseguir a classificação para a Série D se quiser voltar ao cenário nacional em 2026.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CNN: Lula acena a Hugo Motta e União Brasil com demissão de Sabino

A analista da CNN Isabel Mega avalia que decisão do presidente visa estreitar laços com…

18 de dezembro de 2025

ALPB registra ano mais produtivo da história com mais de 10 mil aprovações

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou, ao longo do ano legislativo de 2025, cerca…

18 de dezembro de 2025

Ação policial prende suspeito de tráfico com 20 quilos de haxixe que seria vendido no RN e PB

Uma ação articulada entre as polícias civis da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande…

18 de dezembro de 2025

“Fizemos a nossa parte e seguiremos na defesa da democracia” diz Veneziano ao lamentar aprovação do PL da Dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) lamentou a aprovação do Projeto de Lei da…

18 de dezembro de 2025

“Conversas avançam, mas definição sobre vice ficará apenas para 2026”, diz Lucas Ribeiro

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), afirmou, em…

18 de dezembro de 2025

Após publicação enigmática nas redes sociais, Romero Rodrigues detalha conversas do Podemos para 2026

A publicação enigmática feita pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) nas redes sociais, nesta terça-feira…

18 de dezembro de 2025