Categorias: Esportes

De olho na Copa, terra do vinho paparica Grêmio e Inter por duas semanas

PUBLICIDADE

Vinho coisa nenhuma. Em janeiro, Bento Gonçalves é lugar de futebol. A cidade da Serra Gaúcha, famosa pelos parreirais, pela qualidade das vinícolas, pela culinária tentadora, abre os braços para acolher os eternos rivais de Porto Alegre no começo do ano. Grêmio e Inter, que tanto gostam de exclamar sua rivalidade, não conseguem viver um longe do outro. Vizinhos em Porto Alegre, eles passarão, mais uma vez, duas semanas lado a lado na cidade do interior gaúcho.

 

E serão tratados da melhor maneira possível. Se Bento sempre foi acolhedora, agora tem um motivo a mais para tratar os visitantes com todo o carinho: a Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre foi eleita uma das sedes, mas pode não ter capacidade (especialmente em rede hoteleira) para abrigar a preparação de todas as seleções que passarem pelo Rio Grande do Sul. A cidade da Serra Gaúcha, cerca de 100 quilômetros distante da capital, surge como opção. O prefeito do município, Roberto Lunelli, garante que já está trabalhando nos bastidores para garantir presença no Mundial.

 

Se podemos receber Grêmio e Inter com a qualidade que recebemos, podemos receber qualquer seleção do mundo. Temos hotéis e campos de treinamentos para isso. Nosso clima é mais adequado para a preparação das seleções europeias. Não sei se vai ser possível, mas nós gostaríamos muito de receber a Itália aqui. Eles estariam em casa – disse o prefeito, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

A preferência pela Itália é decorrência da imigração na região. A Serra Gaúcha é tomada por pessoas cujos avós ou bisavós vieram do país europeu. A língua italiana, mesmo que em dialeto, é falada com frequência em cidades como Bento Gonçalves e Garibaldi. Mas enquanto o objetivo de receber a Azzurra não se concretiza, o jeito é paparicar Grêmio e Inter.

 

A pré-temporada dos clubes é cara. O gasto supera R$ 100 mil para cada equipe. E o objetivo é fazer com que as diretorias do Colorado e do Tricolor não precisem tirar um centavo do bolso. Os custos de hospedagem, a maior fatia dos gastos, são bancados por eventos sociais que mobilizam a torcida, especialmente jantares, alguns deles com a presença dos atletas. Até vinícolas patrocinam a presença da Dupla Gre-Nal. Como contrapartida, recebem a visita dos elencos e têm sua marca ligada aos clubes. Em caso de déficit nas contas, a Prefeitura assume a conta. Desde o ano passado, a pré-temporada faz parte do calendário oficial da cidade.

A presença dos rivais de Porto Alegre em 2010 foi uma vitória suada de Bento Gonçalves. As cidades de Gramado e Canela se uniram para seduzir Grêmio e Inter. No caso do Tricolor, quase conseguiram. Pesou a melhor qualidade dos campos de treinamentos da cidade do vinho. Clubes locais mantêm bons gramados. E a rede hoteleira também é qualificada. Os dois clubes ficam em hoteis separados, mas pertencentes ao mesmo grupo. Caminhando, são dez minutos de distância entre um e outro.

 

Cada delegação ocupa dois andares de seu respectivo hotel e conta com serviços personalizados: academia para exercícios físicos, sala para refeições sem a presença dos demais hóspedes e segurança atenta a eventuais intrusos. Em 2010, torcedores puderam comprar pacotes e se hospedar nas dependências dos hotéis. Foi uma forma de lucrar com a presença dos jogadores famosos. E em um período que costuma ser de vacas magras na cidade…

 

– Janeiro, em Bento Gonçalves, é baixa temporada. O período mais movimentado é o inverno. Com os clubes aqui, esse espaço é preenchido – comentou Gilberto Durante, gerente dos hotéis Dall’Onder.

Bento Gonçalves, com população superior a 100 mil pessoas, respira futebol com a presença dos clubes da capital. A chegada de Grêmio e Inter é sempre marcada por festa. Os treinamentos recebem ótimo público. E os atletas saem da rotina de Porto Alegre, inclusive se vendo livre do forte calor que atinge a capital gaúcha no verão.

O Inter chegou em Bento Gonçalves na terça-feira e tem previsão de retorno a Porto Alegre para 19 de janeiro. O Grêmio estará na cidade a partir desta quarta e retorna, inicialmente, em 16 de janeiro.

 

globoesporte.com

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026