Categorias: Esportes

Criciúma desmancha muralha do Grêmio, surpreende e vence

 Era contra o antepenúltimo. Diante de um time sem ganhar há oito jogos. E flertando com o rebaixamento. Pois o Grêmio, o segundo, com três vitórias consecutivas e ainda sonhando com o título do Brasileirão, não aproveitou a chance de, jogando na Arena, contra um rival teoricamente mais fácil, diminuir a vantagem do líder Cruzeiro. Mais do que ser impedido, foi superado. O Tigre repetiu a dose do jogo do primeiro turno e venceu por 2 a 1, pela 27ª rodada.

Wellington Paulista, o carrasco tricolor desde 2009, quando, ao defender o Cruzeiro, foi o responsável pela eliminação da semifinal da Libertadores, abriu o placar. O sétimo gol dele contra o Grêmio. Maxi Rodríguez empatou. Serginho definiu, quase no fim.

Resultado que não mudou quase nada na tabela. O Grêmio é o segundo, com 49 pontos. O Criciúma subiu a 29, em 17º. As duas equipes continuam com seus objetivos na próxima rodada. No sábado, o Grêmio desafia o Fluminense, 18h30m, no Maracanã. O Criciúma, um dia depois, às 16h, no Heriberto Hulse, recebe o Vasco.

 

Quem não faz… leva

Com seis desfalques, Renato Gaúcho foi obrigado a mudar o esquema. Saiu o 3-5-2, entrou o 4-5-1. Elano e Zé Roberto, que não atuavam juntos desde 31 de julho, voltaram a formar dupla. E o Tricolor encurralou o adversário. Priorizando a marcação, resultado de uma seca de oito partidas sem vencer, o Tigre só se defendeu.

Sorte dele que o Grêmio esteve em jornada de má pontaria. Até os 20 minutos, quatro oportunidades de gol foram criadas com Zé Roberto, Barcos, Rhodolfo e Werley. Todos desperdiçaram. Castigo anunciado.

O Criciúma conseguiu acertar a marcação e, em jogadas de bola parada, começou a ameaçar. Primeiro, em escanteio, Matheus Ferraz cabeceou livre para defesa de Dida. O segundo erro custou caro. Ricardinho cobrou falta, e Wellington Paulista, igualmente sem marcação, cabeceou ao gol: 1 a 0, aos 35. Desvantagem que abalou o Grêmio até o intervalo.

Pressão, mas só um gol

A etapa final começou com o mesmo roteiro: Grêmio pressionando, Criciúma sem passar do meio de campo. Elano, para fora, e Wendell, com grande defesa de Galatto, quase empataram. A igualdade viria em grande jogada individual de Maxi Rodríguez. Ao passar por Wellington Paulista e Marlon, chutou cruzado sem chance ao goleiro.

Eram 11 minutos. Havia a esperança da virada. Mas Elano e Barcos dividiram a mesma bola e não aproveitaram assistência de Maxi. Com Galatto fora do gol, Paulinho, o substituto de Zé, cruzou para ninguém. E o Tigre? Praticamente nada. Só ameaçou em falta batida por Fabinho.

Quando parecia que iria ficar na igualdade, o Criciúma surpreendeu. Serginho, aos 43, de cabeça, aproveitou para marcar após cobrança de escanteio. De novo a defesa marcou mal. O Tigre ganhou e respirou – pelo menos um pouco – no Brasileirão.

GE

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026