A Paraíba o tempo todo  |

Costa do Marfim pode complicar vida do Brasil

Com defesa forte, Costa do Marfim pode complicar Brasil

O discurso do técnico Dunga e dos jogadores era unânime após a vitória contra a Coreia do Norte, nesta terça-feira (15): os próximos jogos, contra Costa do Marfim e Portugal, serão menos complicados porque os rivais, embora sejam de melhor nível técnico, não jogarão tão fechados.

Mas a ideia, pelo menos diante da Costa do Marfim, pode ser enganosa: contra Portugal a seleção africana mostrou que não vive apenas de Drogba, mas que também consegue se virar bem na defesa – sem puder de recorrer à violência quando necessário.

A seleção marfinense foi a sexta seleção mais faltosa entre as 28 que jogaram na Copa até agora, com 18 faltas cometidas – o dobro das que o Brasil cometeu contra a Coreia do Norte, por exemplo. E foram dois cartões amarelos, para o lateral Demel e o zagueiro Zokora, contra um para o Brasil, de Ramires.

No ataque, a Costa do Marfim tem uma caraterística diferente do Brasil. A seleção de Dunga toca muito a bola, e bem: foi a que mais deu passes certos, com 584 toques, e o tem melhor aproveitamento de todos, 82,95%. Os africanos acertaram apenas 350 passes, 76,42% das tentativas.

Eles gostam é de conduzir a bola e mandá-la para a área: foram 21 cruzamentos, mas apenas sete deles aproveitados. Nesse caso, o Brasil também lidera a estatística: foram 31 tentativas, apenas cinco com sucesso – nenhuma, no entanto, resultou em gol.

Portugal, o adversário seguinte, tem características mais parecidas com as do Brasil: tocou mais a bola, com 430 passes (79,19% de aproveitamento), e bem menos cruzamentos – apenas 15, sendo quatro certos. Na defesa, os portugueses são mais comedidos: fizeram treze faltas e só levaram um cartão amarelo, dado a Cristiano Ronaldo por causa de uma discussão com Demel.

 

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe