Categorias: Esportes

Corinthians empata com o Botafogo-SP

 Alexandre Pato fez seu primeiro jogo como titular, abriu espaços e levou perigo, mas não repetiu o gol de sua estreia. Com o atacante como grande estrela, o Corinthians foi a Ribeirão Preto com um time misto, encontrou um gramado castigado pela chuva, jogou mal e não saiu do 0 a 0 com o Botafogo-SP, quebrando sua série de três vitórias seguidas.

Com isso, o Corinthians soma 11 pontos no Campeonato Paulista e segue longe da liderança com a mesma pontuação do Botafogo, que perde nos critérios de desempate. Mais que a chance de se aproximar do Santos, primeiro colocado, Tite há de lamentar a má atuação de seus comandados.

A expectativa para o jogo era das maiores. Além de estrear Alexandre Pato, o Corinthians vinha de três vitórias consecutivas, sendo a última delas o 5 a 0 diante do Oeste. O Botafogo, por sua vez, havia vencido todas em casa e esperava um ótimo público no estádio Santa Cruz, que teve mais de 26 mil pagantes.

A forte chuva que caiu em Ribeirão Preto ao longo da quarta-feira, no entanto, frustrou os planos de todo mundo. Além de alagar alguns pontos da cidade, a tempestade enlameou todo o entorno do gramado, que sobreviveu bem por conta da drenagem, mas ainda assim apresentou pontos ruins nas laterais.

O cenário ajudou a destacar o mau futebol do Corinthians, que já não contava com cinco titulares. Guerrero e Paulinho foram servir as seleções peruana e brasileira, respectivamente, e Alessandro, Paulo André e Danilo ficaram fora por não ainda estarem fora de forma.

Com Douglas no comando do meio-campo, o Corinthians sofreu. O camisa 10 errou passes, movimentou-se pouco e não fez bem a ligação entre a defesa e o ataque. Emerson e Jorge Henrique, tentando compensar, trocaram de lado várias vezes e chegaram a bater cabeça em alguns momentos, fazendo o time pender para um dos lados.

Quem destoou foi Alexandre Pato. Em seu primeiro jogo como titular após quase três meses, ele brigou muito na frente, levou perigo de cabeça e foi o melhor do Corinthians em campo. Nada que fizesse o zero sair do placar.

Do outro lado, o Botafogo também demonstrava suas carências. O ataque do time interiorano, comandado por Nunes, só teve suas chances quando Gil e Felipe, principalmente, bobearam na defesa. Em um dos lances, um erro de passe na entrada da área obrigou Danilo Fernandes a se esticar e fazer uma boa defesa no canto direito.

Nada que tenha chamado mais atenção do torcedor que as trocas de “gentilezas” entre as equipes. Foram só três amarelos, mas o primeiro tempo teve discussão de Tite com o juiz, empurra-empurra entre os dois times após uma dividida dura entre Guilherme e Otacílio Neto, um chute na cabeça de Jorge Henrique e até um carrinho desajeitado de Alexandre Pato.

Vinicius Furlan saiu para o intervalo criticado pelos dois lados, mas voltou com alguma sorte. De olho na ponta da tabela, os dois times se soltaram mais e esqueceram um pouco da violência. A solução do Corinthians foi a aproximação entre Pato e Emerson. O time chegou a assustar, mas o estreante do dia foi perdendo gás e a opção se mostrou inútil. Aos 28 minutos, ele sairia para a entrada do descansado Romarinho.

Do outro lado, o Botafogo crescia. Aos 20 minutos, Daniel fez com boa jogada pela direita e chutou de canhota, acertando o travessão de Danilo. Na sobra, Nunes ainda faria o gol meio desajeitado, mas o lance foi anulado por impedimento.

Foi por aquele setor que o Botafogo cresceu e passou a assustar os visitantes. A resposta de Tite foi Renato Augusto, que passaria a centralizar o jogo alvinegro, mas o Corinthians só levaria algum perigo em chutes de fora da área de Jorge Henrique e Emerson e uma infiltração de Guilherme, que bateu em cima do goleiro. Nada que mudasse a ordem das coisas ou alterasse o placar, que terminou mesmo com o 0 a 0.

Agora, o Corinthians volta a campo no próximo sábado, no Pacaembu, para enfrentar o São Caetano. Já o Botafogo vai a Santa Bárbara D’Oeste, no mesmo dia, para jogar com o União Barbarense.

 

UOL

Últimas notícias

Sisu 2026: UFPB divulga resultado da chamada regular; matrículas começam segunda-feira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (30) o resultado da chamada regular…

30 de janeiro de 2026

Romero confirma apoio à pré-candidatura de Cícero ao Governo, mas ressalta que decisão partidária ainda será tomada

O deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (Podemos), anunciou nesta sexta-feira (30),…

30 de janeiro de 2026

Jhony Bezerra garante que nunca cogitou ir para oposição, reforça gratidão ao governador, mas cita insatisfações na base

O ex-secretário de Saúde da Paraíba e ex-superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (Avante), afirmou…

30 de janeiro de 2026

Desemprego atinge menor nível da série histórica

Pesquisa do IBGE mostra que taxa de desemprego no país caiu para 5,1% e a…

30 de janeiro de 2026

Mersinho Lucena anuncia filiação ao PSD para concorrer a reeleição rumo a Câmara Federal

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) anunciou nesta sexta-feira (30), sua filiação ao Partido Social…

30 de janeiro de 2026

Flávio José, Mastruz com Leite, e Ranniery Gomes comandam Festival Forró Verão deste sábado

O Festival Forró Verão deste sábado (31) apresenta atrações que prometem muito forró para fazer…

30 de janeiro de 2026