A Paraíba o tempo todo  |

Conquista do Paraibano torna 2024 a melhor temporada do Sousa na história; foco agora é Copa do Brasil

Tricampeonato conquistado e calendário e receita garantida para 2025. Depois do “bater na trave” com dois vice-campeonatos recentes, o Sousa “espantou o fantasma” e voltou a ser campeão, no último sábado, coroando a regularidade que a equipe vinha tendo nas últimas temporadas. O título conquistado em pleno estádio O Almeidão, “calou” a torcida do Botafogo (PB) e coroou a temporada vitoriosa do Dino até o momento.


O time sertanejo chegou à grande decisão do Paraibano em três dos últimos quatro anos. Nas outras ocasiões, o clube foi superado pelo Campinense, em 2021, e pelo Treze, em 2023.

O título do Estadual veio após uma partida intensa, onde o Dino viu o Botafogo-PB empatar nos minutos finais, e levar a decisão para os pênaltis. O primeiro jogo da decisão disputado no Marizão, terminou empatado em 0 x 0. Na partida de volta, o Dino segurou o Belo no Almeidão, conseguindo arrastar o empate em 1 x 1 tendo levantado a taça nos pênaltis. Antes da grande decisão, o Dino havia eliminado o Treze em pleno Amigão.

Foi o primeiro título de Paulo Schardong. O treinador enfim, pôde gritar “é campeão” pela primeira vez na sua carreira como técnico. Ela já havia conquistado a Copa do Nordeste em 2013, com o Campinense, mas como auxiliar-técnico.

Com a conquista, o Sousa tornou-se tricampeão Estadual; antes havia sido campeão em 1994, 2009.

A conquista do Campeonato Paraibano, torna 2024 a melhor temporada da história do Sousa. Além de subir ao lugar mais alto do pódio no estado, o time também está fazendo história na Copa do Brasil. Na competição nacional, o Dino já eliminou o Cruzeiro, maior campeão do torneio; e o Petrolina. Agora, a equipe paraibana aguarda pelo seu adversário na 3ª fase.

Além de tudo isso, o Sousa ainda disputará, novamente, a Série D do Campeonato Brasileiro. No ano passado, a equipe chegou ao tão esperado mata-mata do acesso, e ficou a uma vitória de subir para a 3ª divisão nacional. Com a campanha no estadual, o Dinossauro do Sertão já garantiu vaga nas competições nacionais de 2025.

E pelo menos garantiu para o próximo ano uma receita de R$ 2 milhões, somando as participações na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e na Série D, caso não conquiste o acesso este ano.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe