Categorias: Esportes

Com um a mais desde 1º tempo, Grêmio empata com Independiente na Recopa

PUBLICIDADE

O Grêmio precisa de apenas uma vitória simples em casa para faturar o título da Recopa. Mas o empate em 1 a 1 com o Independiente na noite desta quarta-feira, em Avellaneda, no primeiro jogo da decisão, foi sofrido. Mesmo com um homem a mais desde o primeiro tempo, o Tricolor sentiu muitas dificuldades em criar e defender no Estádio Libertadores da América. Luan, em um erro da defesa adversária, abriu o placar. Porém, Bruno Cortez marcou contra para definir a igualdade no placar.

O segundo e decisivo jogo pelo título da Recopa será na próxima quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre. Assim como ocorre na Libertadores, o Grêmio não terá vantagem do gol fora de casa. Desta forma, precisa de uma vitória simples para ser campeão, assim como o Independiente. Nova igualdade leva aos pênaltis.

O Grêmio saiu no lucro nos primeiros 45 minutos do duelo na Argentina. Com a escalação de Lima como surpresa, o time esteve perdido em campo e quase não criou. Esteve perto de ser vazado aos 11, 16 e 19 minutos. Em uma das chances, Meza cabeceou no travessão. Mas um erro da defesa do Independiente permitiu que Luan ficasse com a bola nas proximidades da área e avançasse até a saída do goleiro. Aí ele deu um toque para desviar e abrir o placar. Na sequência, Gigliotti foi flagrado pelo árbitro de vídeo e acabou expulso por acertar uma cotovelada em Kannemann. Mas os donos da casa seguiram em cima. Em cobrança de falta de Gaibor, Cortez desviou de cabeça e enganou Marcelo Grohe, que não conseguiu evitar o empate.

O Grêmio voltou com o mesmo time para a etapa final, mas Renato sentiu que os problemas se repetiram. Logo aos oito minutos, trocou Lima por Alisson. E o Tricolor melhorou. Passou a trocar passes com mais tranquilidade e controlar o jogo. Porém, teve dificuldades na infiltração à área adversária. As chances de gol foram escassas. Luan poderia ter feito o segundo no início, mas Amorebieta salvou em cima da linha. Já o Independiente pouco criou e comemorou o empate com um jogador a menos.

De forma surpreendente, Renato Gaúcho escalou o jovem Lima para começar a partida. Assim, mudou o esquema do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1, com Luan como falso 9 e Cícero recuado para o meio de campo. Mas a estratégia deu errado, e o Grêmio esteve mal no primeiro tempo todo. Só fez o gol por uma falha da defesa adversária. O desempenho só melhorou com a entrada de Alisson e o retorno à formação tradicional.

Depois de se salvar em três oportunidades nos primeiros 20 minutos de jogo, inclusive com bola na trave, o Grêmio foi à desforra com um erro adversário. Amorebieta errou o passe na frente da área e deu para Luan, que arrancou área adentro e eu um toque por baixo na saída do goleiro.

De tanto que reclamou no primeiro jogo da final da Libertadores contra o Lanús, o Grêmio enfim teve o pedido do uso do árbitro de vídeo atendido. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Gigliotti acertou uma cotovelada em Kannemann. O árbitro Roddy Zambrano mostrou-lhe o cartão amarelo. Mas foi alertado pelo VAR para conferir a imagem novamente. Então, ele corrigiu a decisão e expulsou o centroavante. É a primeira vez na história que a tecnologia é usada em um jogo do Grêmio.

Globoesportes.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025