Categorias: Esportes

Com paraibano em campo e gol de Everton Ribeiro, Brasil vence o Chile

PUBLICIDADE

A seleção brasileira venceu o Chile por 1 a 0 nesta quinta-feira (2), pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. O gol foi marcado por Everton Ribeiro aos 18 minutos do segundo tempo, no Estádio Monumental de Santiago.

Desfigurado em razão de 12 cortes de jogadores nas últimas semanas, o time comandado por Tite teve má atuação no primeiro tempo e só reagiu na etapa complementar com as entradas de Everton Ribeiro e Gérson. Até três meses atrás, ambos atuavam lado a lado no Flamengo — junto com Gabigol, outro que teve boa atuação no Chile. Foi uma vitória com toque rubro-negro que mantém o aproveitamento de 100% do Brasil nas Eliminatórias em sete jogos.

No domingo (5), os times jogam a quinta rodada das Eliminatórias, que devia ter acontecido em março e foi adiada pela pandemia. O Brasil enfrenta a Argentina na Neo Química Arena, em São Paulo, às 16h, e o Chile joga duas horas mais tarde fora de casa, contra o Equador.

O Brasil só foi capaz de juntar os cacos e vencer o Chile porque teve um goleiro que segurou as pontas no pior momento brasileiro no jogo. Weverton foi crucial para salvar uma cabeçada de Vargas e em outras tentativas mais agudas do Chile quando o Brasil estava desnorteado. Mesmo sem Alisson e Ederson, a posição de goleiro não é problema na seleção.

O “falso Neymar” que foi a campo em Santiago estava irreconhecível. Errou até mesmo na jogada que gerou o gol do Brasil, pois Everton Ribeiro só teve a chance de marcar porque antes o camisa 10 perdeu cara a cara com Bravo. Neymar estava em muitas rotações abaixo do que está acostumado a jogar. Mais lento, meio disperso, errando passes, arrancadas e dribles. O craque estava uma negação e mesmo assim não foi substituído.

O Brasil terminou os primeiros 48 minutos com só 38% de posse de bola, e esse número traduz o desempenho pobre. Tite foi além da troca de peças por causa dos desfalques. Alterou também o posicionamento e sair com 0 a 0 trouxe uma sensação de lucro. Por que? O lado direito da seleção foi praticamente inexistente. Não houve diálogo entre o lateral Danilo e o atacante que ocupou o setor pela ponta: Gabigol. Defensivamente, houve muito espaço para os alas chilenos — Isla na direita e Mena na esquerda, ambos conhecidos do futebol brasileiro. Como Vini Jr virou, com dificuldade, assistente de Alex Sandro na lateral-esquerda e ficou a léguas de distância de Neymar para a puxada do contra.

Acostumado a fazer substituições no intervalo, Tite repetiu a regra com Gérson e Everton Ribeiro nas vagas de Bruno Guimarães, que tinha cartão amarelo, e Vini Jr. O desempenho da equipe foi subindo aos poucos baseado numa maior ocupação de espaços no meio e no ataque, inclusive com os jogadores que ficaram presos no primeiro tempo, a exemplo de Danilo. A jogada do gol foi uma construção do lateral-direito concluída por um dos que entraram no intervalo. Para além disso, o Chile sofreu uma queda física depois de um primeiro tempo de tanto domínio e não conseguiu mais criar com o mesmo volume. Esse mix de mudanças certeiras e Chile pregado com necessidade de reagir fez o jogo mudar.

O gol da seleção brasileira saiu aos 18 minutos do segundo tempo. Danilo avançou pela direita e tocou no meio, onde Neymar bateu para defesa de Bravo. No rebote, posicionado como centroavante, Everton Ribeiro bateu no cantinho.

Uol

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024