Categorias: Esportes

Com nova vitória por 3 a 0, Brasil conquista nono título do Grand Prix

PUBLICIDADE

Graças a uma campanha até então irretocável na fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei entrou em quadra na madrugada deste domingo (1) precisando vencer apenas dois sets contra a China para conquistar o título da competição. O time de Zé Roberto, porém, fez bem mais que isso: em mais uma ótima atuação, passou pelas asiáticas por 3 sets a 0, parciais de 25-15, 25-14 e 25-20.

 

R7

Desta forma, a equipe verde-amarela conquistou seu nono título na história da competição, isolando-se ainda mais como o maior campeão da história do torneio. Segundo maior vencedor, os Estados Unidos subiram ao pódio em cinco oportunidades (três vezes nos últimos três anos), duas a mais que a Rússia.

 

Curiosamente, a equipe da China perdeu seu único jogo no Grand Prix justamente contra o Brasil. Como consolo à seleção que só venceu o campeonato em 2003, ficou a medalha de prata, algo que não deixa de ser um grande feito equipe bastante renovada, que este ano passou a ser comandada pela lendária ex-jogadora Lang Ping.

Zé Roberto, por sua vez, optou por um time mesclado nesse início de ciclo olímpico. Mesmo dando oportunidades para um time B nos primeiros jogos, enquanto as estrelas descansavam, ele viu sua equipe ser derrotada apenas uma vez, ainda na fase classificatória, para a Bulgária (3 a 1). Como ponto positivo, ainda viu o crescimento da ponteira Gabi, de 19 anos, que virou titular da equipe.

Contra as chinesas, Gabi marcou 12 pontos. Companheira de posição da revelação, Fernanda Garay fez 14, enquanto a oposta Sheilla terminou a partida como a maior pontuadora com 18. Em grande dia, as três foram excelentes opções de ataque para a levantadora Dani Lins, eleita a melhor em quadra.

Cabe destacar ainda o bom desempenho do sistema defensivo do Brasil, em especial no primeiro e no segundo set. Sem conseguir colocar as bolas no chão, as chinesas acabaram sendo presas fáceis e em nenhum momento ameaçaram a conquista verde-amarela.

O único momento em que o jogo ficou equilibrado foi na metade do terceiro set, quando, já relaxadas pela garantia do título, as brasileiras permitiram que as rivais chegassem aos 11 a 7. Não demorou muito, no entanto, para a concentração da equipe chegar e, depois da virada, a central Thaísa encerrar o set e o jogo com 25-20.

O próximo desafio das brasileiras no ano será o Campeonato Sul-Americano, de 16 a 23 de setembro, no Peru. A competição será classificatória para a Copa dos Campeões e o Campeonato Mundial de 2014.

 

 

Últimas notícias

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Mulher é baleada no rosto durante tiroteio no bairro José Américo, em João Pessoa

A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…

22 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

22 de fevereiro de 2026

Cássio Cunha Lima encontra Cícero Lucena em João Pessoa: “Meu governador”

Um encontro aparentemente casual entre dois nomes históricos da política paraibana acabou ganhando contornos de…

22 de fevereiro de 2026

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026