Categorias: Esportes

Com gol relâmpago, Botafogo elimina o Flamengo e vai à final da Taça GB

 No dia do aniversário de 60 anos do ídolo rubro-negro Zico, o Botafogo deu um presente de grego para o Galinho de Quintino de toda a torcida do rival. Neste domingo, o Glorioso derrotou o rival por 2 a 0 e se classificou para a final da Taça Guanabara. O primeiro gol foi marcado pelo lateral-esquerdo Julio Cesar, que só entrou no time por conta da venda de Márcio Azevedo para o Metalist, da Ucrânia, nesta semana. Curiosamente, o carrasco do Fla atuou pelo clube da Gávea de 2003 a 2005. Vitinho fez o segundo gol

Na decisão, o Botafogo vai encarar o Vasco, que derrotou o Fluminense na outra semifinal, por 3 a 2, no último sábado. O grande duelo será no domingo, no Engenhão, às 16h. O Vasco tem a vantagem de jogar por um empate para ser campeão, já que foi o líder do grupo A, enquanto o Glorioso terminou a fase inicial como segundo colocado no mesmo grupo.

Com o triunfo, o Botafogo conseguiu derrubar escritas importantes. Foi a primeira vitória do Glorioso contra o Flamengo no Engenhão, isso após 11 jogos. O Alvinegro também voltou a vencer o Rubro-Negro depois de dez confrontos. Por fim, a invencibilidade do Flamengo de 17 partidas, vinda desde o ano passado, caiu por terra no clássico.

GOL RELÂMPAGO

O Flamengo entrou em campo inspirado em Zico, com o autógrafo do Galinho de Quintino estilizado nas costas da camisa, mas quem "baixou" o espírito do ex-camisa 10 foi o lateral-esquerdo alvinegro Julio Cesar, que marcou um golaço logo no primeiro minuto de jogo. O camisa 26 entrou como uma flecha pelo lado esquerdo, passou por três marcadores e chutou no canto esquerdo de Felipe. A bola ainda pegou na trave, mas morreu no lado direito do camisa 1 rubro-negro.

O gol alvinegro significou o início de uma primeira etapa quente na disputa territorial entre as equipes. O Flamengo até tentou abafar o Botafogo logo após o primeiro minuto, mas a resposta do Glorioso foi imediata e os times se alternaram nas descidas ao ataque. Aos 11 minutos, Hernane invadiu a área pedalando, mas não conseguiu a finalização. Aos 19, Bolívar cabeceou firme para o gol após cobrança de falta de Andrezinho, porém Felipe pegou firme.

Após o vigésimo minuto, a partida deu uma esfriada. Aos poucos, o Botafogo ficou com o domínio das ações, mas não se mostrou efetivo na frente. Rafael Marques tentou dar duas bicicletas após cruzamentos, mas não acertou nenhuma em gol. Enquanto isso, o Flamengo insistiu com lances em profundidade pelas pontas, só que também não arrumou nada.

Aos 39 do primeiro tempo, o meia Andrezinho sentiu a coxa direita e deu lugar ao volante Gabriel. O meia Fellype Gabriel, que estava improvisado como volante, avançou e voltou para a posição de origem dele. Depois disso, nada mais de relevante aconteceu e o Flamengo desceu para o vestiário sem dar uma finalização perigosa para o gol de Jefferson.

EMOÇÃO ATÉ O FIM

O Flamengo voltou do intervalo com duas alterações, na tentativa de se reanimar. Renato e Rodolfo entraram nos lugares de Carlos Eduardo e Elias. Inclusive, foi em cabeceio de Renato que o Rubro-Negro assustou o Botafogo, logo aos cinco minutos. João Paulo bateu falta no meio da área, o Urubu-Rei chegou a desviar a bola, mas Jefferson ficou com ela.

Passados os primeiros minutos, o jogo teve duas pequenas polêmicas. Aos 13, Seedorf cobrou falta na área, Fellype Gabriel escorou e Fellype salvou na linha. Porém, o lance já não valia mais nada, pois o árbitro havia marcado falta de Fellype Gabriel em Léo Moura. O Botafogo ficou na bronca. Um minuto depois, Ibson foi levemente tocado por Lodeiro enquanto corria em direção a área, caiu e pediu falta, que o árbitro não deu. Ibson ainda levou um amarelo por reclamar muito.

Depois, o Flamengo teve motivos para ficar ainda mais aborrecido, pois não teve um pênalti marcado. Aos 19 minutos, Rodolfo chutou, Marcelo Mattos levantou o braço dentro da área e a bola bateu nele, mas Graziani Maciel mandou o duelo continuar.

Aos 22 minutos, o Fla teve uma chance de ouro para igualar o marcador. João Paulo cruzou da esquerda e achou Hernane livre no centro da área. O Brocador cabeceou, Jefferson salvou de forma incrível no meio do gol e ambos dividiram na sobra. Hernane ainda chegou primeiro no rebote e obrigou Jefferson a desviar para fora no puro reflexo.

Daí em diante, o confronto foi pura emoção. Aos 29, o técnico Oswaldo de Oliveira tirou Lodeiro para promover a entrada do ligeiro Vitinho, que ficou responsável por puxar os contra-ataques. Já aos 35, Ibson chutou cara a cara com o gol e Jefferson fez a defesa. Foi a última grande chance do Rubro-Negro, que martelou muito, mas ainda levou o segundo. Gabriel cruzou para Vitinho, aos 48 que fechou a conta: 2 a 0.

Terra

Últimas notícias

No dia em que deixa o PSB, Jhony Bezerra é confirmado presidente do Avante na PB

A Executiva Nacional do Avante oficializou, nesta quarta-feira (28), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE),…

28 de janeiro de 2026

Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva da Proteção Animal

O Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quarta-feira (28) publicou a Medida Provisória nº…

28 de janeiro de 2026

Presídio confirma que nenhum parente de João Lima se cadastrou para visita após mais de 24h de prisão

Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…

28 de janeiro de 2026

Jhony Bezerra confirma desfiliação do PSB através de publicação nas redes sociais

O presidente da Fundação PB Saúde e ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra,…

28 de janeiro de 2026

Pesquisa PB Agora/Anova: Efraim Filho lidera rejeição na disputa pelo governo da Paraíba; CONFIRA

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Anova, em conjunto com o portal PB…

28 de janeiro de 2026

PB Agora/Anova: Cícero aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026