Categorias: Esportes

Com ajuda da chuva, Djokovic coroa volta ao top 3 com o título de Pequim

Palco do ouro olímpico de Rafael Nadal em 2008, Pequim teve um novo protagonista em 2009. Neste domingo, na capital chinesa, o sérvio Novak Djokovic conquistou o título do torneio ATP 500 ao vencer o croata Marin Cilic por 2 sets a 0, 6-2 e 7-6(7-4), em partida que chegou a ser paralisada devido à chuva.

O resultado em Pequim coroa a volta de Djokovic à terceira colocação do ranking mundial, feito conquistado ainda com a vitória na fase semifinal. Ele passa Andy Murray na lista, voltando para a melhor posição já alcançada em sua carreira.

"Mesmo tendo sido em dois sets, o resultado poderia facilmente ter ido em outra direção. Acho que fui salvo pelo atraso da chuva", comemorou o tenista sérvio, que se favoreceu com a pausa. "Tive tempo para pensar na minha estratégia e consegui controlar meus nervos para jogar bem e vencer."

Para levantar a taça, o sérvio teve caminho facilitado por Rafael Nadal, eliminado por Cilic na semifinal, no sábado. Na decisão, o croata ofereceu dificuldades apenas na segunda parcial, levada ao tie-break.

O primeiro set, paralisado por 1h30 pela chuva em 2-2, foi de domínio de Djokovic nos momentos decisivos. Ele deu seis chances de quebra ao rival, mas não permitiu que Cilic vencesse em seu saque. Em contrapartida, conseguiu duas quebras e fechou facilmente em 6-2.

A segunda parcial foi mais complicada. Cilic conseguiu três quebras no serviço do sérvio e chegou a sacar em 5-4 para fechar. Djokovic reagiu e empatou, mas viu o mesmo acontecer em 6-5. Após obrigar o set a ser definido no tie-break, o novo número 3 do mundo dominou o placar e fechou a partida. Na comemoração do título, beijou a quadra chinesa.

Este foi o 14º título conquistado na carreira de Djokovic, em simples. Neste ano, o campeão do Aberto da Austrália de 2008 já havia levantado a taça no Torneio de Belgrado, em sua casa, e em Dubai.

Feminino

Na chave feminina, a russa Svetlana Kuznetsova ficou com a taça, com uma vitória fácil, por 6-2 e 6-4, sobre a polonesa Agnieszka Radwanska.

Foi o terceiro título na temporada para a sexta do ranking mundial. Na carreira, ela totaliza 12 taças, com esta conquistada em Pequim. Com o resultado, ela figurará entre as cinco melhores do mundo nesta segunda-feira.

Uol

Últimas notícias

TCE-PB impõe débito de mais de R$ 1 milhão a ex-prefeito de Santa Rita por despesas não comprovadas

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, em sua primeira sessão ordinária de…

27 de janeiro de 2026

Número de vítimas de raio em ato bolsonarista bate recorde

O raio que atingiu um ato liderado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, no…

27 de janeiro de 2026

Tovar confirma presença em evento do PSD e anuncia filiação ao MDB na próxima janela partidária

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) confirmou nesta terça-feira (27), que participará do evento…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para o Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026

Mais um supermercado de JP é autuado por vender produtos fora da validade

Um supermercado localizado no bairro do Padre Zé, em João Pessoa, foi autuado nesta segunda-feira…

27 de janeiro de 2026