A Paraíba o tempo todo  |

Com ajuda da chuva, Djokovic coroa volta ao top 3 com o título de Pequim

Palco do ouro olímpico de Rafael Nadal em 2008, Pequim teve um novo protagonista em 2009. Neste domingo, na capital chinesa, o sérvio Novak Djokovic conquistou o título do torneio ATP 500 ao vencer o croata Marin Cilic por 2 sets a 0, 6-2 e 7-6(7-4), em partida que chegou a ser paralisada devido à chuva.

O resultado em Pequim coroa a volta de Djokovic à terceira colocação do ranking mundial, feito conquistado ainda com a vitória na fase semifinal. Ele passa Andy Murray na lista, voltando para a melhor posição já alcançada em sua carreira.

"Mesmo tendo sido em dois sets, o resultado poderia facilmente ter ido em outra direção. Acho que fui salvo pelo atraso da chuva", comemorou o tenista sérvio, que se favoreceu com a pausa. "Tive tempo para pensar na minha estratégia e consegui controlar meus nervos para jogar bem e vencer."

Para levantar a taça, o sérvio teve caminho facilitado por Rafael Nadal, eliminado por Cilic na semifinal, no sábado. Na decisão, o croata ofereceu dificuldades apenas na segunda parcial, levada ao tie-break.

O primeiro set, paralisado por 1h30 pela chuva em 2-2, foi de domínio de Djokovic nos momentos decisivos. Ele deu seis chances de quebra ao rival, mas não permitiu que Cilic vencesse em seu saque. Em contrapartida, conseguiu duas quebras e fechou facilmente em 6-2.

A segunda parcial foi mais complicada. Cilic conseguiu três quebras no serviço do sérvio e chegou a sacar em 5-4 para fechar. Djokovic reagiu e empatou, mas viu o mesmo acontecer em 6-5. Após obrigar o set a ser definido no tie-break, o novo número 3 do mundo dominou o placar e fechou a partida. Na comemoração do título, beijou a quadra chinesa.

Este foi o 14º título conquistado na carreira de Djokovic, em simples. Neste ano, o campeão do Aberto da Austrália de 2008 já havia levantado a taça no Torneio de Belgrado, em sua casa, e em Dubai.

Feminino

Na chave feminina, a russa Svetlana Kuznetsova ficou com a taça, com uma vitória fácil, por 6-2 e 6-4, sobre a polonesa Agnieszka Radwanska.

Foi o terceiro título na temporada para a sexta do ranking mundial. Na carreira, ela totaliza 12 taças, com esta conquistada em Pequim. Com o resultado, ela figurará entre as cinco melhores do mundo nesta segunda-feira.

Uol

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe