A Paraíba o tempo todo  |

Clubes começam a discutir sobre o Campeonato Paraibano de Futebol do ano que vem

 A Federação Paraibana de Futebol (FPF) agendou para o próximo dia 14, na sua sede, em João Pessoa, a primeira reunião dos clubes da primeira divisão para discutir o Campeonato Paraibano 2014.

Os dez clubes que integram a elite estadual no ano que vem são: Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Santa Cruz-PB, Sousa e Treze.

A pauta principal diz respeito ao apertado calendário do futebol brasileiro em 2014, ano da Copa do Mundo no país, entre junho e julho. As competições vão parar por pelo menos 45 dias, algo semelhante ao que aconteceu na atual temporada por conta da Copa das Confederações.

No entanto, mesmo com a FPF sustentando o que versa o Estatuto do Torcedor, prevendo que o regulamento e a fórmula de disputa do próximo estadual sejam iguais aos da edição 2013, propostas de mudanças devem ser discutidas.

 

– Vamos participar da reunião e primeiramente ouvir. Mas nós temos algumas ideias com relação à fórmula do campeonato. A gente tem que pensar como Paraíba, e não pensar Treze, Campinense ou Botafogo-PB – comentou o presidente do Galo, Eduardo Medeiros, em entrevista à TV Itararé, já sinalizando que pretende sugerir modificações no regulamento e na fórmula de disputa.

 

Se a temporada 2014 repetir 2013, Treze e Botafogo-PB, como representantes da Paraíba na Copa do Nordeste, devem seguir o que fizeram Campinense e Sousa esse ano: disputar apenas o segundo turno.

E é assim que pensa o presidente da Raposa, William Simões.

Atual campeão do Nordeste, o rubro-negro entrou no Paraibano 2013 apenas no returno, sendo eliminado nas semifinais pelo Treze após uma derrota e uma vitória por 1 a 0. Como foi campeão simbólico do primeiro turno, o alvinegro tinha a vantagem de seguir à final em caso de empate.

– Na minha opinião o Campeonato Paraibano de 2014 deve começar no dia 5 de janeiro e ter o mesmo regulamento e a mesma fórmula de disputa – sublinhou o mandatário raposeiro.

O que diz o Estatuto do Torcedor

Art. 9º É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início, na forma do § 1o do art. 5o. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010).

 

§ 5o É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de:

I – apresentação de novo calendário anual de eventos oficiais para o ano subseqüente, desde que aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte – CNE;

II – após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo.

 

SóEsporte

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe