Categorias: Esportes

Clássico dos Maiorais marca reabertura do estádio O Amigão

PUBLICIDADE

O Colosso da Borborema vai reabrir as suas portas e em grande estilo O Clássico dos Maiorais vai marcar a reabertura do estádio O Amigão em Campina Grande, após a substituição do gramado. Maior rivalidade do futebol paraibano, Campinense e Treze se enfrentam no dia 19 de dezembro à noite, com elenco totalmente reformulado para a temporada 2019.

 

A partida histórica foi confirmada pelo secretário executivo da Sejel-PB, Zé Marco.De acordo com Zé Marco, faltam poucos detalhes para serem ajustados, mas tudo está sendo planejado para que o Clássico dos Maiorais tenha a renda dividida entre os clubes, que serão responsáveis pela logística de venda de ingressos e entrada dos torcedores.

 

Palco de grandes decisões, e jogos épicos, o Estádio Ernani Sátiro, mais conhecido como Amigão completou essa semana os 43 anos. Principal praça esportiva da Paraíba, o velho “Colosso da Borborema” tem um passado muito rico e com histórias que só reforçam a sua importância para o futebol e para o povo da Rainha da Borborema.

 

Uma das grandes partidas disputadas no Amigão foi registrada em 1992. A Seleção Brasileira veio a Campina Grande para realizar uma partida amistosa contra o Uruguai. Como não podia ser diferente, a partida mobilizou a cidade, que lotou o estádio para acompanhar os craques da amarelinha. Mas, como nem tudo são flores, o Brasil acabou saindo de campo com uma derrota por 2 a 1, de virada.

 

Outro jogo internacional que está registrado na história do Estádio Governador Ernani Sátiro foi mais recente, já nos anos 2000, quando o Campinense realizou um amistoso contra o time português do Rio Ave. O Amigão também foi palco de Fla-Flu, pela Série A de 1995.

 

Apesar dos jogos internacionaise dos clássicos do futebol brasileiro, nenhum jogo chama mais a atenção do torcedor de Campina Grande do que o Clássico dos Maiorais, que ganhou esse nome através do radialista Joselito Lucena, um dos nomes mais conhecidos da crônica esportiva da cidade.  O duelo entre Campinense e Treze tem um caráter diferenciado e move o sentimento de rubro-negros e alvinegros.

 O Amigão foi inaugurado no dia 8 de março de 1975, com a partida Campinense 0 x 0 Botafogo-RJ.

 

O primeiro gol do estádio, porém, só foi anotado no dia 16 de março, quando o atacante do Campinense, Pedrinho Cangula, pai de Marcelinho Paraíba, abriu o placar do primeiro Clássico dos Maiorais do Ernani Sátyro. Fernando Canguru, no segundo tempo, empatou aquela peleja para o Treze.

 

Os dois tentos foram marcados na trave que fica à esquerda das cabines de imprensa, o famoso "gol que fica para o Centro de Campina".

Palco de dezenas de finais de Campeonato Paraibano, o Amigão já sediou duas finais de Copa do Nordeste (2013 e 2016), jogos da seleção brasileira (principal e olímpica) e partida de quartas de final de Copa do Brasil.

Severino Lopes

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024