O Chile perdeu por 2 a 1 para a Espanha, mas garantiu vaga na oitavas de final da Copa do Mundo com a segunda colocação do Grupo H. Agora, o time comandado por Marcelo Bielsa vai fazer um confronto sul-americano contra o Brasil na próxima fase. O jogo está marcado para a próxima segunda-feira (29), às 15h30 (horário de Brasília), em Johannesburgo.
Os dois times se enfrentaram na mesma fase em 1998, e a seleção brasileira passou para a fase seguinte com uma goleada por 4 a 1. O atual técnico Dunga era volante e capitão da equipe então comandada por Zagallo.
Com a vitória sobre o Chile, a Espanha finalizou a primeira fase Copa do Mundo em primeiro lugar do Grupo H, com seis pontos. A posição evitou que os atuais campeões europeus fizessem o confronto de favoritos contra o Brasil logo nas oitavas de final. Em vez disso, os comandados de Vicente Del Bosque vão encarar Portugal, em jogo marcado para as 15h30 (horário de Brasília) da próxima terça-feira (29).
O jogo
A Espanha chegou com perigo logo aos 2min de jogo após uma bobeada da zaga adversária. A defesa da Fúria deu chutão e Fernando Torres aproveitou-se da indecisão de Medel para finalizar com perigo, por cima do gol de Bravo. O Chile respondeu aos 9min. Beausejour trocou passes com Valdívia e cruzou para Gonzalez que, desequilibrado, concluiu mal.
Melhor no primeiro tempo, o Chile foi castigado aos 24min, quando a Espanha abriu o placar graças a uma nova falha do setor defensivo chileno. Depois de desarmar lance no seu campo, Piqué lançou para Fernando Torres. O goleiro Bravo se precipitou, saiu de sua área e chutou em cima de Villa, que finalizou com sucesso para o gol vazio.
O empate quase saiu aos 33min. Beausejour recebeu lançamento, avançou com a bola e, pressionado por Piqué, finalizou para fora do gol defendido por Casillas. Mas quem ampliou foi a Espanha aos 36min. Iniesta puxou contra-ataque, tocou para David Villa, e finalizou com categoria ao receber a devolução.
Para complicar ainda mais a situação chilena na partida em Pretória, o volante Estrada acabou expulso no lance depois que se envolveu em jogada confusa com o atacante Fernando Torres. Os dois jogadores estavam na corrida e o espanhol caiu. O árbitro mexicano Marco Antonio Rodriguez interpretou que houve falta no lance e deu cartão vermelho para o jogador.
Mesmo com um atleta a menos em campo, o Chile conseguiu diminuir a vantagem espanhola logo aos 2min do segundo tempo. Millar, que havia acabado de entrar, recebeu de Sanchez e bateu da entrada da área, a bola desviou na defesa espanhola e tirou o goleiro Casillas da jogada.
Com um resultado que interessava as duas equipes, o restante da partida em Pretória foi de poucas emoções.
R7








