Categorias: Esportes

Chile atropela a Bolívia e garante 1º lugar do grupo A

PUBLICIDADE

 Uma das principais estrelas da Copa América, Alexis Sánchez enfim desencantou na competição. E o Chile goleou a Bolívia por 5 a 0, nessa sexta-feira, na última rodada do grupo A. Os outros gols foram marcados por Aránguiz, que fez dois, Medel e Raldés (contra). Outro destaque do jogo foi Valdivia, que deu duas assistências.

 

Chile e Bolívia entraram em campo já classificados após vitória do Equador sobre o México. Mas, com a vitória, os donos da casa garantiram a 1ª colocação e vão enfrentar nas quartas de final o 3º melhor colocado da fase de grupos. Já a Bolívia pega o 2º colocado do grupo C, do Brasil.

 

Dentro de campo, o que se viu foi um baile da seleção chilena na etapa inicial, quando construiu a vitória com 2 a 0. No segundo tempo, o Chile só administrou a vantagem e ainda fez mais três sem muito esforço.

 

Fases do jogo

Mal soou o apito inicial, e o Chile balançou as redes. Aos 3 minutos, Vargas foi lançado na área, escorou pra trás e Aránguiz chegou batendo de primeira. O gol precoce não alterou o roteiro do jogo: chilenos marcando por pressão e com domínio da posse de bola; bolivianos buscando sair no contra-ataque. Um massacre até a metade do primeiro tempo.

 

Sánchez quase ampliou duas vezes de falta. Bateu no capricho, mas em ambas parou na trave de Quiñonez. Mas o atacante do Arsenal enfim desencantou na Copa América. Arrancou próximo à linha do meio campo e abriu para Valdivia. O meia do Palmeiras só devolveu à meia altura e Sánchez fez de peixinho. No fim, Vargas ainda teve tempo de desperdiçar chance na cara do gol. Um baile de futebol na metade inicial.

 

No início do segundo tempo, a Bolívia até ensaiou uma pressão, mas parou nos próprios limites. Mais preguiçoso, mas muito superior, o Chile então administrou o jogo e ampliou a vantagem com Aránguiz, de novo, aos 20 minutos, em bela trama coletiva. Depois ainda marcou com Medel, após belo passe de Valdivia. E, por fim, fechou a conta com gol contra de cobertura do zagueiro boliviano Raldés.

 

O melhor: Alexis Sánchez – acertou duas vezes da trave, balançou as redes pela primeira vez na Copa América e foi melhor jogador do Chile no primeiro tempo, quando foi definida a vitória. Charles Aránguiz também merece menção de destaque, já que marcou duas vezes e foi protagonista no meio-campo chileno.

 

O pior: Marcelo Moreno – apagado no jogo, quando recebeu a bola não conseguiu segurá-la na frente. Sofreu com falta de qualidade ofensiva da seleção boliviana, mas ficou devendo.

 

Mago: Valdivia ainda não marcou nessa Copa América. Mais uma vez, porém, comandou o setor de criação do Chile e terminou o jogo com duas assistências.

 

AP Photo/Jorge Saenz

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025