Categorias: Esportes

CBF reavaliará jogos às 11h no calor

 A CBF informa: sai o inverno, entra a primavera. A mudança, amanhã, pode fazer com que os ventos soprem para fora da tabela do Campeonato Brasileiro os jogos dominicais das 11 horas, fenômeno que levou público ao estádio na mesma proporção em que esvaziou o pulmão dos jogadores.

 

Uma reunião entre o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, o presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol, Jorge Roberto Pagura, e fisiologistas será agendada no período entre 30 de setembro e 7 de outubro. A ideia é avaliar se, com a recente elevação da temperatura, partidas iniciadas tão cedo podem causar risco aos jogadores.

 

O Joinville, o Coritiba, a Chapecoense e a Ponte Preta, cada um com cinco jogos matinais, são os clubes que mais vezes atuaram no novo horário. No último domingo, nem a derrota por 3 a 0 para o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia, esquentou tanto a cabeça do técnico PC Gusmão quanto o horário inconveniente.
– Jogamos numa temperatura entre 44 e 45 graus. E com umidade de 8%. Isso não existe. É um risco. Nem em Doha, no Qatar, era permitido jogar numa temperatura tão alta. E olha que lá os estádios são climatizados. Meus jogadores chegaram ao vestiário com nariz sangrando e tontos. Se fosse possível, eu teria que substituir os 11. Saímos de uma temperatura de 20 graus, em Joinville – destacou PC, técnico do Al-Arabi no ano passado.

 

O presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol, Jorge Roberto Pagura, garante que os jogadores jamais tiveram a integridade física ameaçada. E promete que as partidas das 11 horas deixarão de ser realizadas caso os dados apresentados na reunião a ser marcada pela CBF indiquem algum risco.
– Não fazemos nada empírico. Vamos avaliar os dados e ver se a gente segue ou não com esses jogos. Estamos fazendo tudo com metodologia. A gente se preocupa com a integridade física dos atletas – disse Pagura.

 

Até agora, 28 jogos foram disputados no polêmico horário. Mais seis já estão agendados para as próximas rodadas, mas a CBF somente garante a realização de quatro: Santos x Internacional e Atlético-PR, no dia 27, e Flamengo x Joinville e Avaí x Vasco, em 4 de outubro. O futuro da tabela dependerá da reunião a ser marcada.

 

– Joguei com o Vasco no Rio, e a temperatura estava entre 28 e 29 graus. Aí, tudo bem – destaca PC Gusmão, que apenas pede critério.

 

Extra

Últimas notícias

Pesquisa PB Agora/Anova: Efraim Filho lidera rejeição na disputa pelo governo da Paraíba; CONFIRA

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Anova, em conjunto com o portal PB…

28 de janeiro de 2026

Aguinaldo garante que Jhony Bezerra segue na base governista mesmo após saída do PSB

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou, nesta quarta-feira (28), que o presidente da Fundação…

28 de janeiro de 2026

Intenção de voto para o Senado: João Azevêdo e Veneziano polarizam disputa, aponta pesquisa PB Agora/ANOVA

A mais nova pesquisa PB Agora/ANOVA, registrada em 22 de janeiro de 2026 sob os…

28 de janeiro de 2026

Marcelo Queiroga lidera rejeição entre nomes cotados ao Senado, revela pesquisa PB Agora/Anova; VEJA

A pesquisa PB Agora/Anova, registrada em 22 de janeiro de 2026 sob os protocolos PB-04583/2026…

28 de janeiro de 2026

O perigo do poder do Estado

É difícil compreender como cristãos podem defender uma visão de Estado dominador, poderoso e interventor.…

28 de janeiro de 2026

Adriano Galdino afirma que nunca recebeu convite para ocupar vaga de vice-governador na chapa majoritária

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, afirmou nesta quarta-feira (28), que…

28 de janeiro de 2026