Categorias: Esportes

Campinense e Treze divergem sobre critério em caso de nova vaga na Série D; Galo leva vantagem

PUBLICIDADE

A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de ampliar o número de clubes  da Série D do Campeonato Brasileiro 2026, de 64 para 96 times, criou uma expectativa entre os Maiorais.  

Campinense e Treze têm interpretações diferentes dos critérios usados pela CBF para conceder a vaga, e esperam ser confirmados na 4ª divisão nacional.

Sousa e Serra Branca estão garantidos na competição via classificação do Campeonato Paraibano 2025. O Dinossauro como o campeão estadual, e o Carcará como o terceiro colocado, já que o vice-campeão, o Botafogo-PB, disputa a Série C.

A decisão da CBF de ampliar o número de vagas na Série D, beneficiou diretamente os 32 times classificados para a segunda fase deste ano. Como quatro deles conseguiram o acesso (Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira), a CBF adotou uma solução para substituí-los: premiar mais quatro federações com uma segunda vaga, segundo o Ranking Nacional de Federações a ser divulgado no fim de ano.

A CBF decidiu escolher um dos times favorecidos no cenário paraibano se baseando no Ranking Nacional de Clubes (RNC), que é lançado ao fim de cada temporada. Essa lista atribui peso ao desempenho das equipes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos.

No RNC de 2024, o Campinense foi o 3º clube paraibano melhor posicionado. A Raposa somou 979 pontos e ficou na 84ª colocação do ranking, tendo perdido 20 posições. O Botafogo-PB apareceu como o melhor paraibano, na 53ª colocação, seguido pelo Sousa, em 69°.

O Treze, por outro lado, foi o 99º colocado com 731 pontos. No cenário local, o Galo da Borborema foi o 4º melhor time do estado, tendo conquistado oito posições.

Por esse panorama, se baseando no RNC de 2024, o vice-presidente do Campinense, William Simões, acredita que a Raposa terá o direito de conquistar uma vaga para a Série D de 2026.

O problema para a Raposa é que o RNC de 2025 ainda vai ser lançado. E como o clube rubro-negro não disputou nenhuma competição nacional na última temporada, a tendência é que o Campinense caia posições.

Como o Galo disputou a Série D e a pré-Copa do Nordeste nesta temporada, o alvinegro deve ganhar pontos que o faz subir de colocação e com isso, ultrapassar a Raposa.

Enquanto aguardam a CBF anunciar o ranking atualizado e confirmar o dono da terceira vaga na Série D,  Campinense e Treze, já se movimentam para a próxima temporada. A Raposa, que recentemente elegeu o seu novo presidente, iniciou a sua preparação para a temporada de 2026. O Rubro-Negro acertou com o técnico Evaristo Piza. Quanto ao Galo da Borborema, o clube vive um momento de expectativa para as eleições e no aguardo da recuperação judicial.

Severino Lopes

PB Agora

Foto: Estefinho Francelino / Campinense, Daniel Vieira/Treze

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF inicia julgamento do ‘Núcleo 2’ da tentativa de golpe de Estado na próxima terça-feira

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dará início, na próxima terça-feira (9), ao…

5 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa apoia 24ª Parada da Diversidade, que acontece neste sábado

A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…

5 de dezembro de 2025

Dois caminhões com combustível adulterado são apreendidos em João Pessoa

Dois caminhões carregados com combustível adulterado foram apreendidos em João Pessoa nesta sexta-feira (5), durante…

5 de dezembro de 2025

Em agenda na Paraíba, Ministro da Justiça destaca importância de ações conjuntas para reduzir crimes contra as mulheres

Em visita à Paraíba nesta sexta-feira (5), o ministro da Justiça e da Segurança Pública,…

5 de dezembro de 2025

Integrante de quadrilha suspeita de arrombamentos de lojas é preso em João Pessoa

A Polícia Militar prendeu, na madrugada desta sexta-feira (5), um homem que seria integrante de…

5 de dezembro de 2025

PB tem alteração na “Lei Felca” e amplia proteção contra adultização de menores

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou nesta sexta-feira (05) uma alteração na Lei Estadual…

5 de dezembro de 2025