A Paraíba o tempo todo  |

Campeonato Paraibano começa neste final de semana com 10 clubes buscando título; veja detalhes da competição

Foto: Wellignton Faustino (FPF)

A bola vai rolar para a 116ª edição do Campeonato Paraibano. Após reformulação de equipes, treinamentos e jogos amistosos na pré-temporada, o Campeonato Paraibano enfim, vai começar. Principal competição esportiva da Paraíba, o Campeonato Paraibano 2026 segue o formato das últimas edições e contará com 10 clubes que buscarão o sonhado título.

Vão disputar o estadual este ano, o Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, Confiança-PB, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Pombal, Serra Branca, Sousa e Treze. Eles representam a Capital, o Agreste, Cariri e o Sertão.

O Sousa é o atual campeão, mas os demais vão tentar evitar o tricampeonato consecutivo do Dinossauro.

O formato é o mesmo do ano passado, ou seja, todo mundo joga contra todo mundo em turno único. A primeira fase terá nove rodadas. Os quatro melhores colocados da primeira fase disputam as semifinais em cruzamento olímpico, em partidas de ida e volta. O primeiro pega o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro. Os melhores no mata-mata jogam a final novamente em partidas de ida e volta.

O campeão e vice estarão garantidos na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, enquanto o vencedor da Copa Paraíba herdará a terceira vaga para 2027.

O Atlético -PB

Um dos representantes do Sertão na competição, o Atlético de Cajazeiras está de volta a elite do futebol paraibano após a queda para a Segundona em 2024. O Trovão Azul ficou com o vice-campeonato da 2ª divisão estadual, mas garantiu o acesso. O clube sertanejo espera contar com a força da torcida para cravar a permanência na elite da Paraíba. O elenco é formado por jogadores desconhecidos, mas que prometem surpreender no Estadual.

Botafogo-PB

Maior vencedor da competição com 30 títulos, o Botafogo-PB chega pressionado para mais uma edição do Campeonato Paraibano. O Belo vive um jejum de seis anos sem conquistar a competição e este ano vai tentar mudar essa escrita. Nas últimas duas edições, o Alvinegro da Estrela Vermelha bateu na trave e foi vice-campeão para o Sousa.

Foto: Nathan Bizotto/EC Juventude

Diferentemente de 2025, o clube já tem a SAF incorporada de forma completa, tanto que tem realizado melhorias na Maravilha do Contorno e conta com um investimento milionário para a temporada de 2026. Para a disputa, a projeção é de que a folha salarial da equipe seja maior do que R$ 1.1 milhão.

Para conquistar a hegemonia do futebol paraibano, o Botafogo contratou o experiente jogador Nenê que foi recebido com festa pela torcida. Nenê acumula passagens por clubes como Santos, Vasco, Fluminense e São Paulo. No futebol internacional, defendeu Mallorca, Alavés, Mônaco, PSG, West Ham e Al-Gharafa, do Catar.

Anunciado oficialmente no último final de semana, o atleta de 44 anos assinou contrato de um ano com o Alvinegro da Estrela Vermelha e é tratado pela cúpula botafoguense como a cereja do bolo do planejamento para a temporada de 2026.

Após a chegada de Nenê, o torcedor do Botafogo-PB agora está ansioso para saber quando será a estreia do novo camisa 10 do Belo. No entanto, o clube mantém cautela ao falar do assunto. De acordo com o diretor da SAF do Alvinegro da Estrela Vermelha, Marco Félix, ainda não há uma previsão para o primeiro jogo do jogador de 44 anos.

Nesta temporada, o Botafogo-PB terá pela frente o Campeonato Paraibano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.

Campinense

Segundo maior campeão com 22 títulos, o Campinense chega para mais uma temporada com apenas nove jogos. E precisando chegar na final para conquistar a vaga para a Copa do Brasil e  Copa do Nordeste em 2026, bem como, garantir a vaga na Série D. Essa tem sido a tônica das últimas temporadas.

Foto: Estefinho Francelino / Campinense

Por isso, a Raposa do Rubro-Negro reformou todo o elenco, e contratou  Evaristo Piza para comandar a equipe. O treinador tem passagens memoráveis pelo Botafogo (PB),  um dos principais rivais do clube. O técnico, inclusive, foi campeão estadual em 2019. Sob o comando do treinador, o time de Campina Grande espera voltar a conquistar vagas em competições nacionais.

A pré-temporada do Campinense iniciou no dia 17 de novembro e, nesse período, equipe disputou seis amistosos, sendo quatro vitórias, um empate e uma derrota. 

Ao longo da preparação, o Campinense venceu os selecionados de Massaranduba e Queimadas, o Retrô e o ABC, jogando em Campina Grande e empatou com o América de Natal. A única derrota foi em outro amistoso contra o Elefante, no Frasqueirão, pelo placar de 1 a 0.

Confiança

O Confiança-PB está de volta à elite do Campeonato Paraibano. E o Bicho Papão chega com status de atual campeão da segundona, conquistando um título após 28 anos. No entanto, para o estadual, o clube de Sapé chega para brigar pela permanência na competição.

Nacional de Patos

Outro representante do Sertão, o Nacional de Patos vem de uma temporada frustrada no Campeonato Paraibano. Em 2025, o Naça contou com um elenco estrelado, com nomes como Kieza, Derley e Rogério, que retornou para 2026, mas que pouco foi efetivo. Reformulado, o clube vai em busca de uma vaga na 2ª fase do estadual.

O Pombal

O Pombal chega para mais uma temporada com apenas o Campeonato Paraibano em disputa. Para buscar a manutenção na competição, o Carcará contratou o técnico Marcel Santos, que manteve a equipe na elite do estadual, na 7ª colocação. Para a esta edição do estadual, o clube vai contar com a força da sua cidade no Estádio Pereirão, em Pombal.

Serra Branca

Sensação do Estadual em 2025 e com calendário recheado este ano, o Serra Branca chega para o Campeonato Paraibano 2026 após uma temporada produtiva. É que o Carcará garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Agora, o clube quer alçar voos mais altos no estadual, após parar na semifinal pelas duas últimas edições consecutivas.

Sousa

O atual bicampeão paraibano não teve um segundo semestre de 2025 tão brilhante quanto o início da temporada. Contudo, o Sousa tem um calendário recheado para esta temporada, com Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Quando o assunto é o estadual, o Dino vai buscar defender o título e buscar o tri.

Treze

Com 17 títulos, o Treze chega para 2026 tentando esquecer  o ano do centenário frustrado na temporada passada. O Galo também não fez um bom campeonato, e conquistou  a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro apenas após a publicação do Ranking Nacional de Clubes da CBF. Fora das quatro linhas, o Alvinegro ainda passa pelo processo de recuperação judicial. Por isso, buscando ter um ano de mais alegrias do que frustrações, o clube contratou o técnico Roberto Fernandes, que é bastante consolidado no cenário nordestino.

Foto: Michele Araújo/Treze

Jogos de abertura

O jogo de abertura será entre Sousa e Confiança, às 17h, no Estádio Marizão. Além de marcar o início do campeonato, o confronto também será válido pela Recopa Paraibana 2026, reunindo o campeão estadual de 2025 e o vencedor da Segunda Divisão do mesmo ano. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

Ainda na primeira rodada, o Campinense enfrenta o Atlético de Cajazeiras às 17h no Amigão. A rodada será encerrada no domingo (18), com Nacional x Pombal, em Patos, e Serra Branca x Treze, em Campina Grande, enquanto o Botafogo-PB joga contra o Esporte no Frasqueirão.

O Campeonato Paraibano vai se estender até o mês de março.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464