A Paraíba o tempo todo  |

Campeonato Paraibano começa nesta terça com 10 clubes buscando título

Dez clubes buscando o título da principal competição esportiva da paraíba. A 110ª edição do Campeonato Paraibano começa nesta terça-feira (21), após o Ministério Público liberar os estádios para a competição.
Disputam a edição 2020 do Estadual, o Botafogo, atual tricampeão consecutivo e maior vencedor da competição; o Campinense que soma 21 títulos; o Treze, Atlético de Cajazeiras, Perilima, Sousa, Nacional de Patos, CSP, São Paulo Crystal e Sport Lagoa Seca, esses dois últimos que conquistaram o acesso no ano passado após disputar a “segundinha”.

As partidas vão ser disputadas nos estádios O Almeidão, em João Pessoa; Amigão e Presidente Vargas, em Campina Grande, sendo que o PV não poderá receber clássicos do Treze contra Campinense ou Botafogo-PB; José Cavalcanti, em Patos; e Perpetão, em Cajazeiras. Apenas o Marizão, em Sousa, foi vetado pelo MP.
A primeira rodada começa com as partidas entre Botafogo e São Paulo CrYstal, as 20h15 no Almeidão, e Perimima e Sousa, no mesmo horário, no Amigão.

O Treze estreia nesta quarta-feira as 20h15h contra o CSP no Amigão. No mesmo horário, o Atlético de Cajazeiras recebe o Nacional de Patos no Perpetão. Já o Campinense, estreia quinta-feira contra o Sport PB às 20h15 no Amigão.

Praticamente todos os times se reformularam para a competição. Candidato forte ao título, o Botafogo manteve o técnico Evaristo Piza no comando, mas perdeu algumas peças importantes da temporada passada como o goleiro Saulo, o zagueiro Lula, os meias Marcos Aurélio e Clayton, além do atacante Nando, deixaram a Maravilha do Contorno. Contudo, novas peças chegaram e buscam um rápido entrosamento para se firmar no time titular, como são os casos do meia Rodrigo Andrade, do volante Éverton Heleno, além dos atacantes Pimentinha e Lucas Simó

Já o Campinense, atual vice campeão paraibano, trouxe de volta o treinador Oliveira Canindé que comandou o clube na histórica conquista da Copa do Nordeste em 2013. A Raposa também apostou em alguns veteranos para tentar buscar mais um título estadual, a exemplo dos atacantes Fábio Junior e Zé Paulo.

O Treze quer esquecer a campanha vergonhosa do ano passado quando por pouco não foi rebaixado. O Galo apostou na experiência do técnico Celso Teixeira que livrou o time do vexatório rebaixamento da Série C. E investiu na experiência dos atacantes Rafael Oliveira e Frontini.

O regulamento do Campeonato Paraibano 2020 é o mesmo do ano passado. Ou seja, os 10 clubes que estão na disputa foram distribuídos em dois grupos de cinco. Na primeira fase, os times da Chave A enfrentam os da B em duelos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vaga nas semifinais, enquanto os lanternas estarão rebaixados para a 2ª divisão de 2021.

A Chave A é formada por Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Perilima, Sport Lagoa Seca e Treze, enquanto a Chave B é composta por Campinense, CSP, Nacional de Patos, São Paulo Crystal e Sousa.

Conforme prevê a nova fórmula de disputa, na segunda fase, que é a semifinal, os dois times classificados de cada grupo se enfrentam entre si. Ou seja, o líder do Grupo A encara o vice-líder do Grupo A, enquanto o líder do Grupo B enfrenta o vice-líder do Grupo B.

Os finalistas serão aqueles que tiverem maior número de gols no somatório dos duelos. Os pênaltis vão ser exigidos em caso de empate.

O campeão será conhecido em dois jogos, sendo que o clube que realizar a melhor campanha decide em casa.

O campeão paraibano garante vaga direta na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Com exceção de Botafogo e Treze que disputam a Série C, a competição estadual também é passa porte para a Série D do próximo ano.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe