O atleta Edival Marques Quirino Pontes, mais conhecido como Netinho, recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), a Comenda Talento Esportivo e o Diploma de Honra ao Mérito durante solenidade na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). As homenagens ao campeão mundial juvenil em Taekwondo foram de autoria dos vereadores Fuba (PT) e Chico do Sindicato (PP), respectivamente. João dos Santos (PR) também esteve presente na sessão solene.
O parlamentar Fuba ressaltou que aquela era uma forma de reconhecer a importância do atleta de 16 anos que está levando o nome de João Pessoa nacional e internacionalmente. “Você nos orgulha bastante, e esta Casa também se orgulha em lhe prestar essa homenagem. O esporte é uma das melhores formas de tirar as pessoas de situações de risco, resgatando sua autoestima e de suas famílias”, observou.
Já o vereador Chico do Sindicato externou seu contentamento pelo fato de Netinho ser morador do bairro do Rangel, uma área carente da Capital onde o parlamentar reside e prioriza suas ações. “É um bairro com uma população humilde, que passa por dificuldades e é muito discriminada. Eu inclusive conheço seus familiares e sinto muito orgulho ao lhe ver representar o Rangel como um atleta de ponta, inspirando outros talentos”, afirmou o parlamentar.
Netinho disse, na tribuna da CMJP, que se sentia muito feliz por ser reconhecido pela Casa e lembrou as dificuldades por que passou até conquistar as medalhas. “Os treinamentos sempre foram muito sofridos, sempre treinei com pessoas maiores que eu. O Taekwondo é tudo na minha vida e não pretendo parar”, comentou.
Treinador destaca potencial de atleta pessoense para as Olimpíadas 2016
O treinador Tomaz André falou sobre o potencial que Netinho apresenta para conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.
“Ele tem um verdadeiro dom, além de ser bastante determinado e disciplinado. Não falta aos treinos, não reclama, pelo contrário: quer sempre mais.Esperamos que, em 2016, ele represente o Brasil e conquiste medalhas. Netinho já está inclusive se preparando para as seletivas na categoria adulta”, revelou.
Ele também reclamou que faltam incentivos para treinar e que, muitas vezes, atletas de alto nível como o pessoense têm que ser transferidos para outros estados porque não dispõem de equipamentos ou incentivos do Poder Público para treinar. Chico do Sindicato se prontificou a conversar com o secretário municipal de Juventude, Esporte e Recreação para ajudar o atleta.
Premiações
Em agosto deste ano, Netinho se tornou campeão mundial juvenil de Taekwondo, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizadas em Nanquim, na China. Em março, já havia ganhado o Mundial de Taekwondo na categoria até 63 quilos.
Ele começou a praticar o esporte aos seis anos de idade e é faixa-preta desde os nove anos. Ao longo de sua trajetória no Taekwondo, Netinho já conquistou outras premiações, como duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Campeonato Brasileiro; uma medalha de ouro no Sul-Americano e outra medalha de bronze no Pré-Olímpico.
Ascom
A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…
O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…
O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…
A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…