O ano de 2009 é considerado por Diego Hypolito como o melhor de sua carreira. Depois da decepção da queda e o sexto lugar nos Jogos de Pequim, o líder do ranking de solo conquistou quatro medalhas de ouro em etapas da Copa do Mundo na temporada. Nem a artroscopia realizada em junho no ombro esquerdo, que o deixou longe dos tablados por três meses, foi capaz de desanimar o ginasta para competir e buscar o tricampeonato no Mundial de Londres, que começa nesta terça-feira, às 6h (de Brasília). Mas ele sabe que a missão não será fácil.
Devido à lesão sofrida em junho, Diego admite que não teve tempo suficiente para treinar para o torneio na casa das próximas Olimpíadas. Porém, o bicampeão mundial de solo, que disputará apenas a prova deste aparelho, não deve temer muito seus principais adversários. Sem competir desde o fim de 2008, o romeno Marian Dragulescu, que bateu Diego e faturou o ouro no Mundial de 2006, está fora de forma para a disputa. Já o alemão Fabian Hambuechen, favorito a conquista de uma medalha no individual geral, sofreu uma ruptura do ligamento do pé esquerdo em um treino no domingo e confirmou sua ausência.
Com isso, os rivais do brasileiro em Londres devem ser o chinês Zou Kai, atual campeão olímpico do solo, o japonês Kohei Uchimura, medalhista de prata no individual geral em Pequim, e Steven Legendre, campeão universitário americano em 2008.
– Será uma competição de alto nível. Posso afirmar que este mundial tem tudo pra ser mais forte do que os Jogos Olímpicos de Pequim. Durante o treinamento de pódio, realizado no domingo passado, pude observar que os ginastas estão muito bem preparados, e com as notas de partida muito parecidas. Posso apontar, pelos menos cinco grandes adversários por medalhas no solo. Com certeza, será uma disputa bastante acirrada – disse Diego.
O bicampeão mundial fez aclimatação de 15 dias em Madri, onde treinou no mesmo tipo de tablado que irá competir na capital inglesa. Após o bom desempenho na Espanha, o ginasta e seu técnico, Renato Araújo, optaram por executar o movimento “Hypolito” na primeira passada, e ter uma nota de partida de 16,60, a mesma de Dragulescu, na série inicial e 16,70 se chegar à final. No entanto, ele quer mais e acredita que pode chegar a 16,90 no Mundial.
Além de Diego, a delegação masculina disputará a competição em Londres com os veteranos Mosiah Rodrigues (cavalo com alças e barra fixa) e Victor Rosa (solo, salto, barra fixa e barras paralelas), Arthur Zanetti (solo, salto e argolas), Caio Costa (argolas, barras paralelas e cavalo com alças) e o estreante Sérgio Sasaki (salto, argolas, barras paralelas, cavalo com alças e barra fixa).
Daniele Hypolito fora do Mundial pela primeira vez em dez anos
Após uma década defendendo o Brasil no Mundial, Daniele Hypolito não disputará a competição. Com uma lesão muscular na perna, a ginasta foi cortada da convocação da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por critérios técnicos e físicos. Assim como ela, Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Laís Souza e Ana Claúdia Silva estão fora da disputa em Londres por estarem machucadas.
Assim, as representantes brasileiras na capital inglesa serão Khiuani Dias (trave e barras assimétricas), Ethiene Franco (solo, salto, trave e barras assimétricas), Priscila Cobello (solo e salto) e Bruna Leal (solo, salto, trave e barras assimétricas). Com uma média de 16 anos, as ginastas não tem muitas chances de conquistar uma medalha e disputarão o torneio apenas para ganhar experiência.
Porém, não será apenas o Brasil que terá uma delegação desfalcada das principais atletas. As americanas Nastia Liukin e Shawn Johnson não irão a Londres, assim como a chinesa Fei Cheng e a romena Sandra Izbasa, lesionadas.
Programação do Mundial de Londres:
Terça-feira – 6h (de Brasília)
– Eliminatórias masculinas do solo – Victor Rosa, Arthur Zanetti, Diego Hypolito
– Eliminatórias masculinas do salto – Victor Rosa, Arthur Zanetti, Sérgio Sasaki
– Eliminatórias masculinas das argolas – Arthur Zanetti, Sérgio Sasaki, Caio Costa
– Eliminatórias masculinas das barras paralelas – Victor Rosa, Sérgio Sasaki, Caio Costa
– Eliminatórias masculinas do cavalo com alças – Mosiah Rodrigues, Sérgio Sasaki, Caio Costa
– Eliminatórias masculinas da barra fixa Eliminatórias Victor Rosa, Mosiah Rodrigues, Sérgio Sasaki
– Eliminatórias masculinas do individual geral – Arthur Zanetti, Caio Costa, Victor Rosa, Mosiah Rodrigues, Sérgio Sasaki
Quarta-feira – 6h (de Brasília)
– Eliminatórias femininas do solo – Ethiene Franco, Bruna Leal, Priscila Cobello
– Eliminatórias femininas do salto – Ethiene Franco, Bruna Leal, Priscila Cobello
– Eliminatórias femininas da trave – Ethiene Franco, Bruna Leal, Khiuani Dias
– Eliminatórias femininas das barras assimétricas – Ethiene Franco, Bruna Leal, Khiuani Dias
– Eliminatórias femininas do individual geral – Ethiene Franco, Bruna Leal,
Khiuani Dias, Priscila Cobello
Quinta-feira – 14h30m (de Brasília)
– Final masculina do individual geral
Sexta-feira – 14h30m (de Brasília)
– Final feminina do individual geral
Sábado – 9h (de Brasília)
– Final masculina do solo
– Final masculina do cavalo com alças
– Final masculina das argolas
– Final masculina do salto
– Final masculina das barras assimétricas
Domingo – 9h (de Brasília) – Final feminina do salto
– Final feminina das barras paralelas
– Final feminina da barra fixa
– Final feminina da trave
– Final feminina do solo
globoesporte.com








