Categorias: Esportes

Brasil enfrenta o Peru em Lima

PUBLICIDADE

 A seleção brasileira faz nesta quarta-feira, à 0h15 (de Brasília), a sua última partida do ano querendo se firmar como a equipe a ser batida na América do Sul. Se vencer o Peru, no estádio Nacional, em Lima, pela 12.ª rodada das Eliminatórias, o Brasil chegará a 27 pontos, estará virtualmente classificado à Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e, de quebra, fará o técnico Tite alcançar o recorde de João Saldanha com seis vitórias consecutivas em Eliminatórias, feito que não é registrado desde 1969.

O adversário será justamente a única equipe que conseguiu bater o Brasil na temporada, naquela que foi a partida mais dolorosa do ano. Em junho, o Peru bateu a seleção por 1 a 0 na terceira rodada da fase de grupos da Copa América Centenário, nos Estados Unidos, eliminou o Brasil da competição e decretou o fim de mais uma era Dunga.

Seis jogadores que estarão em campo atuaram naquela partida – o goleiro Alisson, o zagueiro Miranda, os laterais Daniel Alves e Felipe Luis e os meias Renato Augusto e Philippe Coutinho. “Quando a gente foi eliminado da Copa América eu pensei que pior que aquilo não conseguiríamos fazer”, lembrou Daniel Alves.

Agora, porém, o momento é outro. Depois daquele jogo, o Brasil disputou cinco partidas sob o comando de Tite e venceu todas. De desacreditada, a seleção atualmente lidera as Eliminatórias, tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa. Nestes últimos cinco jogos da seleção, foram 15 gols marcados e apenas um sofrido.

“Teve a partida da Copa América que foi um jogo à parte, episódio infeliz, mas a gente já virou a página. Deixamos isso no passado e vamos nos concentrar para essa próxima partida”, disse o goleiro Alisson. “Hoje o futebol se baseia muito em números, em resultados, e os números estão a nosso favor, tanto no setor ofensivo como no defensivo”.

Em Lima, a seleção desperta o interesse dos peruanos desde que chegou à cidade. Ainda no aeroporto, centenas de pessoas se aglomeraram do lado de fora para tentar ver os jogos. Neymar foi agarrado por um torcedor na chegada ao hotel. Desde o domingo à noite a presença de curiosos é constante em frente ao local que serve de concentração para a seleção. “Na rua o pessoal começou a correr atrás do ônibus. É legal, é gostoso e gratificante. Isso dá a sensação de que a gente está fazendo um bom trabalho”, comentou o volante Fernandinho.

O entusiasmo também tem a ver com o longo tempo sem jogos da seleção principal no Peru. O Brasil não atua no país andino desde 2007, no início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Daquela vez, a partida acabou empatada por 1 a 1, com gols de Kaká para os brasileiros e Juan Vargas para os peruanos.

A seleção fez em Lima um único treino para o jogo, de reconhecimento do gramado do estádio Nacional. Tite terá à disposição praticamente todos os jogadores que venceram a Argentina na última quinta-feira. A única alteração será na lateral esquerda. Fillipe Luis será o titular da posição, já que Marcelo recebeu o segundo cartão amarelo e, suspenso, nem sequer viajou ao Peru.

Mesmo com o bom momento e a badalação da torcida, o discurso dos jogadores é de respeito e atenção ao Peru. Oitavo colocado na classificação, o rival está a três pontos da zona de classificação à Copa da Rússia e vem embalado por uma vitória por 4 a 1 sobre o Paraguai, fora de casa. “Tenho certeza que vamos encontrar um adversário que vai querer buscar o jogo e arrancar o resultado da gente. Vamos focados no nosso futebol para sair com o resultado positivo”, disse Alisson.

 

Istoé

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024