A Paraíba o tempo todo  |

Botafogo-PB quer pregar peça no Palmeiras nesta quarta

 O Botafogo-PB faz uma pausa na Série C, nesta quarta-feira, e encara o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Palmeiras, na arena do Verdão. É a primeira vez que o Belo disputa a quarta fase da competição e volta à capital paulista pela primeira vez desde que foi eliminado da edição de 2001 pelo São Paulo, por 10 a 0.

Como visitante, o Botafogo carrega consigo a boa campanha que faz na Série C, onde ocupa a terceira colocação do Grupo A da competição e disputa uma vaga na fase de mata-mata, que dá acesso à Série B do Brasileiro.

Mas o Belo tem pela frente nada mais nada menos que o atual campeão da Copa do Brasil e atual líder da Série A do Brasileirão, o Palmeiras, que vai fazer a sua estreia na edição deste ano. É que o Verdão disputou a Libertadores deste ano e assim como Grêmio, São Paulo, Corinthians e Atlético-MG foi incluído diretamente na fase de oitavas de final.

A equipe comandada por Cuca, porém, tem desfalques conhecidos: Fernando Prass e Gabriel Jesus. O goleiro porque lesionou o cotovelo ainda na fase de preparação para a Olimpíada do Rio de Janeiro e só deve voltar aos gramados no próximo ano. Já o atacante está defendendo a Seleção Brasileira principal, que está no Equador para mais uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo.

Para tentar passar do Palmeiras, o favorito do duelo, o Botafogo treinou na manhã dessa terça-feira no CT do São Paulo, na Barra Funda, mas o treinador Itamar Schülle fez mistério e não revelou quem deve entrar em campo. Dentre aqueles que jogaram no último sábado contra o América de Natal, Schülle só não conta com o lateral-direito Ângelo. Ele ficou em João Pessoa para, de acordo com o treinador, ser preservado após a falha cometida na derrota por 2 a 0 para o América. Sendo assim, o volante João Paulo e o lateral-direito Gustavo disputam a titularidade.

O treinador, por outro lado, pode comemorar os retornos do zagueiro Plínio e do volante Djavan, dois dos jogadores mais regulares da equipe, que estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo na Série C e agora retornam ao time titular.

A terceira vez entre eles

Este é o terceiro encontro entre Belo e Palmeiras na história dos dois clubes. Das duas partidas já realizadas, ambas foram vencidas pelo time paulista. A primeira foi em 1977, no Campeonato Brasileiro da época. As equipes jogaram no Pacaembu, em 17 de novembro daquele ano, e o Palmeiras – que tinha Emerson Leão no gol – venceu por 2 a 0.

O segundo confronto entre eles aconteceu em um amistoso que terminou com uma goleada por 5 a 0 para o Palmeiras. O ano era 1995 e o Botafogo vinha de campanhas ruins no Campeonato Paraibano e na Série C. Portanto, o Belo organizou uma série de amistosos no último trimestre e convidou o Verdão, que tinha o goleiro Veloso, o lateral-direito Cafu, o volante Amaral, o meia Rivaldo e o atacante Edilson, para um jogo. O resultado não foi o melhor.

 

O trauma alviverde

O Palmeiras já participou de 20 edições da Copa do Brasil. Três vezes campeão, o time alviverde foi, dessa forma, eliminado 17 vezes – quatro delas para times que não estavam na elite do Brasileirão: Ceará (1994), ASA (2002), Santo André (2004) e Ipatinga (2007).

 

Uma única vez a queda deu-se na primeira fase: diante do ASA, há 14 anos. Naquela ocasião, o time alagoano largou na frente ao fazer 2 a 1 em casa. No Palestra Itália, o Palmeiras venceu por 2 a 1, mas acabou eliminado por ter sofrido um gol fora de casa.

 

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X BOTAFOGO-PB

Competição: Copa do Brasil (oitavas de final)

Data: 31 de agosto de 2016, quarta-feira

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)

Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araujo Neves (ambos da PA)

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê, Moisés, Róger Guedes, Cleinton Xavier e Erik; Dudu. Técnico: Cuca

BOTAFOGO-PB: Michel Alves, João Paulo, Plínio, Marcelo Xavier e David Luiz; Djavan, Val, Pedro Castro e Marcinho; Carlinhos e Rodrigo Silva. Técnico: Itamar Schülle

 

Redação com GloboEsporte

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe