Por pbagora.com.br
 
 

Situação irreversível. E um Clássico Tradição de arrepiar. O duelo entre Botafogo (PB) e Treze será decisivo. A fraca campanha que os dois realizaram na Série C, levou os dois representantes paraibanos na competição nacional, a chegar a última rodada da primeira fase, agonizando. Após os 90 minutos, apenas um deles segue na competição nacional. O derrotado, automaticamente estará rebaixado para a Série D do Brasileiro 2021. Com isso, o futebol paraibano inevitavelmente vai ganhar um desfalque na Série C do Brasileiro do próximo ano.

Botafogo e Treze iniciaram a Série C sonhando com o acesso para a Série BA de 2021. No entanto, os dois clubes fizeram uma campanha pífia, e perderam pontos preciosos dentro de casa. O Galo chega na última rodada na penúltima colocação com apenas 18 pontos e na desconfortável zona de rebaixamento. Já o Bota tem 19 pontos, e precisa pelo menos empatar o Clássico Tradição do próximo sábado `as 17h para evitar o desastre e a vergonha do rebaixamento. Quem perder, inevitavelmente vai fazer companhia ao já rebaixado Imperatriz (MA).

Com a derrota do Botafogo-PB para o Paysandu na última sexta-feira e o empate do Treze e a vitória do Ferroviário no sábado, os dois paraibanos ficaram em situação complicada, e agora, apenas um deles sobrevive na competição nacional.

Esse destino foi selado na tarde do sábado, quando o Treze empatou com o Vila Nova, em duelo disputado no Amigão. Para sair do Z-2 ao fim desta rodada, a equipe de Márcio Fernandes tinha que vencer e contava com o reforço de Marcelinho Paraíba, que interrompeu a aposentadoria e decidiu entra em campo, mas atuou por apenas 34 minutos. Como os três pontos não vieram, e o Ferroviário venceu o Imperatriz, o time de Campina Grande só consegue agora ultrapassar o Botafogo na tabela de classificação se vencer o próprio Belo no próximo sábado.

O Belo de Evaristo Pizza e Galo de Márcio Fernandes, prometem um Clássico Tradição emociannte sábado, em João Pessoa. A vantagem está do lado dos botafoguenses, que, com um ponto a mais que os trezeanos, só precisam empatar para se garantirem pelo oitavo ano consecutivo em mais uma disputa da Série C do Brasileiro.

A situação do Treze é mais crítica. Ao Galo só a vitória interessa. Só assim para ultrapassar o Botafogo-PB e jogar o rival para o Z-2. . Caso esse feito aconteça, ao fim dos 90 minutos, o clube trezeano consegue a salvação de se manter na Série C. Qualquer cenário que não seja esse rebaixa o Galo, que teria que amargar mais uma queda à Série D do Brasileiro, como já aconteceu em 2014.

Para permanecer na Série C, o Treze vai precisar interromper um jejum. O Galo não vence o Botafogo-PB pela Terceirona em João Pessoa há 18 anos. Desde que começaram a se enfrentar pela competição, em 1999, os dois times se confrontaram em seis oportunidades, com quatro vitórias do Belo contra dois êxitos do alvinegro de Campina Grande.

Os dois time, que se enfrentaram na seminfinal do Campeonato Paraibano este ano, chegam na última rodada da Série C para o um jogo de “vida ou morte”. No primeiro duelo da Terceirona disputado no estádio O Amigão, em Campina Grande, o Galo levou a melhor e venceu por 2 x 0. Sábado no Almeidão, os dois voltam a duelar e apenas um vai comemorar aliviado a permanência na Série C após o apito final do árbitro.

Severino Lopes
PB Agora

 
 
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Flamengo vence o Goiás e Palmeiras goleia o Corinthians

Pressionado após três rodadas sem vitórias no Brasileirão, o Flamengo foi ao Estádio da Serrinha, em Goiânia, e fez o que se esperava nesta segunda-feira: venceu o Goiás por 3…