Categorias: Esportes

Botafogo e Vasco definem título do Carioca no Maracanã

 O campeão do Campeonato Carioca será conhecido neste domingo, quando Botafogo e Vasco escrevem o capítulo final da competição, a partir das 16 horas (de Brasília), no Maracanã.

Na primeira partida da decisão o Cruz-Maltino venceu por 1 a 0, inverteu a vantagem do rival e agora joga pelo empate para dar a volta olímpica. Ao Glorioso, resta ganhar por dois ou mais gols de vantagem para ficar com o caneco, ou por um tento de diferença para forçar a disputa de pênaltis.

Os dois treinadores passaram a semana trabalhando em cima do resultado do primeiro jogo. Enquanto René Simões, comandante do Botafogo, mexeu com o aspecto psicológico de seus atletas, mostrando que a virada é possível, Doriva, treinador do Vasco, alertou seus jogadores de que a vantagem do empate pode ser ilusória, o que foi bem assimilado pelo elenco.

“Nós conseguimos uma pequena vantagem que o Botafogo pode tirar no próximo jogo. Portanto, não podemos entender que ganhamos alguma coisa. É importante manter os pezinhos no chão. Teremos uma segunda partida ainda mais complicada do que foi a primeira”, alertou o atacante Dagoberto.

Neste ponto os dois lados concordam, já que os botafoguenses também entendem que podem inverter a situação.

“Somos jogadores com espírito guerreiro, que queremos crescer dentro da profissão e conquistar muito com a camisa do Botafogo. O jogo deste domingo tem tudo para ser muito equilibrado e o fator garra pode fazer a diferença. Nós ganhamos jogos neste Estadual porque não desistimos um único minuto e isso vai acontecer na partida deste domingo. O torcedor pode ter certeza de que a nossa entrega em campo será plena”, afirmou o zagueiro Renan Fonseca.

“Temos noventa minutos para ganhar o jogo. Nosso pensamento precisa ser semelhante àquele que mostramos contra o Fluminense, no segundo jogo das semifinais. Nós perdemos por dois a um no primeiro jogo e entramos jogando de maneira determinada, conseguindo o nosso objetivo”, lembrou o atacante Bill, o autor de um dos gols da vitória por 2 a 1 que levou a disputa aos pênaltis.

Se o Botafogo quer evitar a afobação, o Vasco usa a tranquilidade como arma. Por isso os jogadores passaram a semana cogitando todas as possibilidades para este duelo. O zagueiro Luan acredita que os atletas devem se manter equilibrados para aguentar a pressão rival.

“Temos que manter o equilíbrio ao longo dos noventa minutos, independentemente do que estiver acontecendo. Sabemos que será um jogo muito disputado, como foi o primeiro jogo da final e como têm sido os clássicos deste Campeonato Carioca. Portanto, não podemos nos assustar com nada e temos que trabalhar sempre pensando que o fim pode ser feliz”, observou.

A escalação do Botafogo é uma incógnita. Certa apenas é a ausência do goleiro Jefferson, que será preservado pelo técnico René Simões. O arqueiro da Seleção Brasileira não está 100% fisicamente, e o dono da prancheta alvinegra não quer arriscar perder o atleta mais valorizado de seu elenco às vésperas da Série B do Campeonato Brasileiro. "Se fosse a última partida do ano, ele jogaria", disse o treinador. O meia Tomas, por sua vez, deverá conquistar a vaga de Gegê, que não foi bem no primeiro jogo da final.

Pelo lado do Vasco, Doriva vem procurando manter mistério e tem comandado treinos fechados. Porém, é esperado que Marcinho não atue como titular na finalíssima. O comandante cruz-maltino iniciou o treinamento de sexta-feira com Bernardo na representação inicial, formando dupla com o paraguaio Julio dos Santos no setor de criação do meio-campo. Rafael Silva, autor do tento decisivo na primeira decisão, também foi testado, o que alterou a configuração tática para o 4-3-3.

Todos os ingressos para a decisão deste domingo foram vendidos e a expectativa é de uma festa em preto e branco dentro do Maracanã. O Botafogo ganhou o título pela última vez em 2013, quando conquistou os dois turnos e ergueu o troféu sem necessidade de final. Já o Vasco trabalha para quebrar um jejum que começou após a conquista do último título estadual, em 2003, quando o Cruz-Maltino bateu o Fluminense na decisão.

 

Gazeta Press

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026