Por pbagora.com.br

A derrota do Botafogo para o Sport por 1 a 0 na noite desta sexta-feira fez com que o clube carioca se tornasse o campeão brasileiro a ter a queda mais precoce na Série A desde 2006, quando a competição por pontos corridos passou a ter 20 times. O rebaixamento na 34ª rodada veio para sacramentar uma temporada repleta de erros ao longo de 2020 em que o clube contratou 25 jogadores, utilizou quase 60 e teve cinco técnicos.

Antes do Botafogo, o campeão brasileiro que caiu para a Série B mais cedo havia sido o próprio Sport. Em 2009, o clube pernambucano foi rebaixado na 35ª rodada. Em 2014, ano do último rebaixamento alvinegro, o Bota confirmou a queda na penúltima partida do campeonato.

O Botafogo também tem um dos piores aproveitamentos na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Com 23,5% dos pontos conquistados, a equipe tem a quinta pior campanha de 2006 para cá: está na frente apenas de América-RN (2007), Náutico (2013), Avaí (2019) e Paraná (2018).

Além disso, o Botafogo também faz o pior returno de sua história. Com apenas quatro pontos acumulados em 15 jogos, o clube tem um aproveitamento de aproximadamente 9%. Foram 13 derrotas, um empate e uma vitória no segundo turno da competição.

O Botafogo ainda tem quatro rodadas pela frente no Campeonato Brasileiro. Mas, agora, o foco é totalmente no planejamento para a próxima temporada – que começou antes mesmo da definição do futuro do clube no Campeonato Brasileiro.

PB Agora com Globo Esporte

Notícias relacionadas

Botafogo (PB), confirma volta de atacante Rafael Oliveira

As vésperas da estreia na Copa do Nordeste, o Botafogo (PB), anunciou o retorno do atacante Rafael Oliveira, de 33 anos. Velho conhecido da torcida alvinegra da estrela vermelha, o…