Botafogo e Flamengo iniciam nesta quarta-feira a disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil em meio a dias controversos no futebol carioca. Tudo por conta de declarações do treinador botafoguense Jair Ventura, que disse ser contra a contratação de técnicos estrangeiros – justamente ao comentar sobre a chegada do colombiano Reinaldo Rueda, que fará sua estreia à frente do time adversário. O jogo de ida da série começará às 21h45 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Na segunda-feira, em entrevista ao canal Fox Sports, Ventura criticou a chegada de Rueda ao Brasil. Ele não vê com bons olhos o fato de um estrangeiro ocupar um lugar que poderia ser de um treinador do país
“Não que eu seja contra os estrangeiros trabalharem aqui, mas estamos perdendo mercado lá fora. Daqui a pouco perdemos o interno. Então do que adianta se preparar, estudar? Respeito a decisão, ele é um grande treinador, acho que pode dar certo. Mas estou falando em nome dos treinadores, como jovem e brasileiro. Isso é muito ruim“, disse o filho do ex-jogador Jairzinho.
No dia seguinte, o comandante botafoguense divulgou uma nota oficial para se retratar. Ventura disse que se expressou mal, defendeu a legitimidade da contratação de um treinador estrangeiro, mas manteve a opinião de que os profissionais brasileiros estão sendo pouco valorizados.
“Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável. O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. (…) Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação”, falou Ventura.
Até o momento Rueda não se manifestou sobre as declarações do treinador adversário, e a expectativa é que o tema seja bastante abordado após a partida, na entrevista coletiva.
O meia Diego, do Flamengo, falou sobre o tema, mas evitou polêmica. “Sobre Jair, não tenho o que falar. Nós pensamos diferente obviamente, confiamos totalmente no Rueda. (…)Tive uma ótima impressão. É um treinador que chega com uma bagagem, experiência, conhecimento e preparado para assumir esse desafio. Fizemos treinamentos de altíssimo nível.”
Veja
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A presidente estadual do PT e deputada estadual, Cida Ramos, afirmou na noite desta quarta-feira…
A madrugada da quarta-feira (21) foi marcada por cenas de violência no bairro Jardim Aeroporto,…
As obras do Arco Metropolitano de João Pessoa entram em sua fase decisiva, trazendo não…
As câmeras instaladas por meio do projeto Smart City não têm a função de aplicar…
O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) foi destituído do comando da legenda no município de…
Na noite dessa quarta-feira (21), um jovem de 21 anos foi atingido por disparos de…