O isolamento dos jamaicanos no Rio de Janeiro tem data definida para acabar. A programação estipulada pela comissão técnica é de que Usain Bolt e seus compatriotas do atletismo entrem oficialmente na Vila dos Atletas nesta quarta-feira.
Desde o começo da semana, um hotel simples perto do aeroporto serviu de base. Mas com toda a movimentação da Vila, a ideia é que o Raio não tenha sua rotina nem privacidade muito alteradas. Alvo certeiro dos ”selfies”, ele ficará em um quarto particular e fará até suas refeições longe de toda a agitação.
O plano da delegação jamaicana é que Usain Bolt não frequente os restaurantes da Vila. A experiência em outras edições de Jogos Olímpicos mostrou que o assédio sobre o velocista é muito exagerado. Pedidos de fotos e autógrafos dos próprios atletas chegavam a impedir o Raio de terminar suas refeições. Por isso, sua comida será levada por pessoas próximas diretamente em seu quarto.
Bolt, aliás, não dividirá quarto. Terá dentro de um dos apartamentos um quarto só para ele. A regalia, entretanto, não é um privilégio apenas seu. Nomes de peso da delegação, como Shelly-Ann Fraser-Pryce e Asafa Powell, também não precisam dividir o espaço.
Tentando manter a privacidade, os jamaicanos foram orientados a não colocarem bandeiras do lado de fora do prédio. A prática de decorar as janelas e varandas é comum entre as delegações dentro da Vila como forma de caracterização. Os Estados Unidos é outro país que evita esse tipo de demonstração.
Durante os primeiros dias no Rio, o atletismo jamaicano usou o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), uma base naval na Avenida Brasil, como local de treinamento. Agora, a equipe deverá usar o próprio Estádio do Engenhão para os treinamentos até o início da competição.
Usain Bolt chegou ao Rio de Janeiro na noite de quarta-feira. Desde então, evitou aparições públicas e tem apenas se concentrado no hotel. Toma café sempre por volta das 9h30, trabalha na academia e tem treinado na parte da tarde, logo após seu almoço. Segue basicamente a mesma rotina que seus companheiros de equipe. Sua primeira prova nos Jogos será no dia 13, com as eliminatórias dos 100m.
Foto: Amanda Kestelman
Globo Esporte








