Categorias: Esportes

Bi-campeão Bauza usa experiência para tranquilizar atletas

PUBLICIDADE

 Administrar  desfalques e criar táticas de jogo para o São Paulo se classificar às finais da Copa Libertadores não são as únicas preocupações do técnico Edgardo Bauza. Campeão do torneio continental com a LDU de Quito (2008) e com o San Lorenzo (2014), o treinador se vê na obrigação de usar a experiência que adquiriu para combater a ansiedade dos jogadores antes da decisão desta quarta-feira, contra o Atlético Nacional-COL, no Morumbi.

"Minha experiência serve para falar sobre o que acontecerá. Atuo nos momentos prévios e que são de muita ansiedade. Os atletas dormem pouco e ficam ansiosos para que a partida chegue logo. Trato de acalmá-los, contar o que se passará em campo e procuro tranquilizá-los", disse o Patón, conhecido por ser um técnico reservado e de poucas palavras com os jogadores.

Para Bauza, o poder de ação do treinador antes de uma decisão não vai muito além do controle emocional. "Os técnicos são importantes por serem os chefes dos grupos. Tomam decisões e elegem uma tática para colocar em campo. Mas os atletas são os mais importantes. Só posso dar ferramentas para que eles utilizem", opinou. "O mais importante é o trabalho em campo".

Por conta da filosofia de trabalho que emprega, o Patón se nega a ver semelhanças entre a campanha desempenhada pelo São Paulo e aquelas que levaram LDU e San Lorenzo ao título. "Eu não vejo semelhanças. É como dizer que o Boca Juniors vencerá o Independiente Del Valle-EQU na outra semifinal por ter mais história. A história não quer dizer nada quando a partida começa. Jogam os jogadores, que tratarão de escrever outra história" afirmou.

Para assegurar a vaga na final, Bauza aposta em duas qualidades que floresceram no São Paulo desde que chegou ao clube: personalidade e identidade. Apesar de não ter à disposição os lesionados Ganso e Kelvin, o treinador crê que o nível de futebol que o time alcançou fará a diferença nas semifinais.

"O time cresceu conforme fomos trabalhando. E chegou às semifinais por méritos próprios. Nós deixamos Atlético-MG e Toluca pelo caminho, conseguimos um bom resultado em La Paz, contra o Strongest. Foram momentos de dificuldade semelhante ao de agora", disse. "Nesse momento, a entrega tem que ser total. Teremos os torcedores ao nosso lado e quero garantir a eles que deixaremos a vida em campo para sair com a classificação".

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Desculpa de perdedor”, dispara Wellington Roberto após acusações de Nilvan Ferreira sobre falta de apoio em 2022

O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…

12 de dezembro de 2025

Wilson Santiago confirma alinhamento para representante do Republicanos presidir próximos dois biênios da ALPB

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…

12 de dezembro de 2025

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025