Os caminhos de Campinense e Treze podem se cruzar na Série D do Campeonato Brasileiro. E caso os prognósticos se realizem, será o jogo do século.

Galo e Raposa podem se enfrentar no jogo 405 da história, já nas quartas de finais, seja no jogo do acesso para a Série C, seja em uma final da quarta divisão do Brasileiro.

Caso aconteça, esse duelo, aguardado com muita expectativa pelas torcidas dos dois clubes, será de arrepiar. E sem dúvida o jogo mais importante na história dos Clássicos dos Maiorias em mais de 50 anos de rivalidade.

 

Alguns torcedores já estão batizando o confronto que se desenha, como “um teste de cardíaco” que deve acirrar ainda mais a maior rivalidade do futebol paraibano.

O confronto 405 da história do Clássico dos Maiorais parece inevitável na Série D. Os dois clubes paraibanos já avançaram duas fases na competição nacional. Nas oitavas, a Raposa eliminou o Itabaiana de Sergipe enquanto que o Galo passou pelo URT de Minas Gerais. A vaga foi conquistada no “sofrimento” dos pênaltis.

 

Antes de se enfrentarem num possível clássico mais à frente, Raposa e Galo precisam eliminar Brasiliense e Iporá respectivamente nestas oitavas de final. A Raposa perdeu o primeiro jogo por 1 x 0 em Brasília, mas decide a vaga em casa na próxima segunda-feira (25).

E, a depender de uma combinação de resultados, podem se encontrar já nas quartas de final, que valem o acesso para a Série C de 2019. Se não cruzarem o caminho um do outro aí, mas avançarem, poderão duelar das semifinais ou, até, numa eventual decisão de Série D.

 

O chaveamento da Série D, coloca os Maiorias um no caminho do outro.  O Campinense, que é o dono da terceira melhor campanha entre os sobreviventes, precisa derrotar o Jacaré e contar com as eliminações de São José-RS e Caxias, que são os atuais primeiro e segundo colocados gerais, para vai assumir a liderança geral entre os oito classificados para as quartas.

 

O Treze possui a 13ª campanha entre os 16 times das oitavas e, diante dessa suposição, poderia dar de cara com o Campinense já nas quartas de final se obtivesse a vaga com a pior campanha dentre os classificados.

 

Nas semi finais, o critério utilizado vai ser o mesmo das quartas de final, com a melhor campanha encarando a quarta e segundos e terceiros duelando por um lugar na finalíssima. E se nem na penúltima fase o Clássico dos Maiorais acontecer, a possibilidade derradeira seria mesmo na grande decisão. Neste caso, Campina Grande sediaria dois confrontos apoteóticos entre Raposa e Galo no Estádio Amigão.

 

 

Se esse confronto ocorrer, em campo estarão 36 títulos estaduais, sendo 21 conquistados pela Raposa contra 15 pelo Galo. O rubro-negro também carrega em seu histórico de conquistas, o título da Copa do Nordeste 2013.

 

A rivalidade entre Treze e Campinense ultrapassa os 50 anos. As estatísticas são favoráveis ao alvinegro. Dos 404 confrontos, o Treze venceu 137 vezes, contra 108 do Campinense. O Clássico dos Maiorais já terminou empatado 160 vezes.

 

Na artilharia dos Maiorais, a vantagem também é trezeana: até agora, são 496 gols a favor do Alvinegro, contra 449 para o Rubro-Negro. Já com relação a número de títulos conquistados em cima do rival, a vantagem é da Raposa, que ganhou oito campeonatos paraibanos em cima do Treze, sendo que só perdeu três finais para o Galo.

Até se encontrarem, os técnicos Ruy Scarpino, do Campinense, e Flávio Araújo, do Treze, vão precisar levar as suas equipes para pelo menos as quartas de final, e assim, garantir o acesso para a Série C.

 

Severino Lopes

PB Agora

 

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Felipe Melo marca no último lance, e Palmeiras vence a Chape na arena

Um gol de Felipe Melo, aos 54 minutos do segundo tempo, manteve vivo o sonho do Palmeiras de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Depois de muitas chances perdidas no segundo tempo,…

Flamengo vence Fortaleza de virada e mantém embalo no Brasileirão

O Flamengo segue imbatível no Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Castelão, o time rubro-negro derrotou o Fortaleza, de virada, por 2 a 1 e manteve…