Sorrisos de um lado e tristeza do outro. Em compromisso realizado neste domingo, na Arena da Baixada, o Atlético-PR garantiu-se na Série A do Campeonato Brasileiro em 2010 ao bater o Botafogo por 2 a 0. Com o resultado, o Furacão, agora com 47 pontos , na 14ª posição, empurrou o Alvinegro de volta para a zona de rebaixamento da competição nacional. A equipe carioca soma 44, em 17º.
Na próxima rodada, o Alvinegro decidirá a sua sorte na competição nacional no próximo domingo, contra o Palmeiras, no Engenhão. O time precisa do triunfo para fugir da degola. Já o Furacão enfrenta o Barueri, em Presidente Prudente, no estádio Eduardo José Farah.
O zagueiro Ney se mostrou extremamente emocionado com o fato do Atlético-PR ter assegurado a sua permanência na elite do futebol: "Essa torcida não merecia cair. Felizmente, conseguimos vencer", disse.
Discurso oposto era visto do outro lado: Se a gente quiser sair dessa situação, temos de passar por cima do Palmeiras. Só a vitória nos interessa e vamos em busca dela" afirmou o goleiro Jefferson.
A partida começou a todo vapor. Logo aos três minutos, Fahel cabeceou a bola na trave e assustou Galatto. A resposta veio dois minutos mais tarde com Márcio Azevedo. O ala pela esquerda ‘deitava e rolava’ em cima de Alessandro e quase marcou aos 12.
Com os resultados de momento, o Botafogo já estava regressando para a zona de rebaixamento. Ciente disso, Estevam Soares gritava a todo o momento com os seus comandados. Aos 29, Fahel, em nova cabeçada, obrigou Gallato a praticar defesa importante.
Um pouco mais relaxado, o time da casa tentava trocar passes . Márcio Azevedo e Wesley se destacavam. Paulo Baier era peça discreta no confronto. Isso, porém, até os 39, quando o meia deu passe precioso para Wallyson bater Jefferson, no último lance relevante do primeiro tempo.
O tom do segundo tempo era desesperador para o Botafogo. Enquanto isso, o Furacão, com a vitória, se livraria definitivamente do perigo de rebaixamento. Apesar da necessidade do resultado, o Alvinegro mostrava certa apatia e não ameaçava o gol adversário. Neto não tinha qualquer trabalho.
O Botafogo não conseguia ter uma saída de bola eficiente. Em um desses erros de passe, Paulo Baier marcou de cabeça aos 19 e acelerou ainda mais o processo de desespero que tomava conta do Alvinegro. Enquanto isso, a torcida do Furacão gritava sem parar.
Sem qualquer força para reagir, o time carioca sucumbia diante do maior empenho mostrado pelo Atlético-PR, que era empurrado por sua torcida a todo o momento. Enquanto o Atlético ia para a última rodada tranqüilo, o Botafogo teria pela frente um ‘osso duro de roer’, o Palmeiras, no Engenhão.
ATLÉTICO-PR 2 X 0 BOTAFOGO
Atlético-PR
Galatto (Neto); Rhodolfo, Bruno Costa e Ney ; Wesley, Valencia, Alex Sandro (Rafael Miranda), Paulo Baier e Marcio Azevedo; Wallyson (Rodrigo Tiuí) e Marcinho
Técnico:Antônio Lopes
Botafogo
Jefferson; Alessandro (Thiaguinho), Emerson, Wellington e Diego (Reinaldo); Leandro Guerreiro, Fahel, Renato e Lucio Flavio, Ricardinho (Jônatas) e Victor
Simões
Técnico:Estevam Soares
Data: 29/11/2009 (sábado)
Local:Aena da Baixada, Curitiba (PR)
Árbitro: Wilson Seneme
Auxiliares: Edinilson Corona e Márcio Augusto
Cartões amarelos: Wallyson, Paulo Baier e Ney(Atlético-PR); Emerson (Botafogo)
Gols: Wallyson, aos 39 min do primeiro tempo; Paulo Baier, aos 19 min do segundo tempo
UOL
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…
O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…
A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…
As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…