Atleta nordestino disputará 10 modalidades em Jogos de Paris

PUBLICIDADE

O sonho do pódio e do ouro olímpico de um atleta completo. Um dos representantes do Nordeste nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, José Fernando Ferreira Santana, mais conhecido como Balotelli, será o responsável por colocar o município de Pesqueira, no agreste pernambucano, nas Olimpíadas.

Esforço, luta, treinamentos, superação e busca para quebrar o próprio recorde, movem o atleta pernambucano.

O pernambucano sagrou-se tetracampeão do Troféu Brasil de Atletismo. O pesqueirense conquistou a prova com a melhor marca da sua carreira. Balotelli terminou as dez provas com a marca de 8063 pontos. Este foi o terceiro título brasilieiro seguido do pernambucano.

Apesar da marca expressiva no âmbito nacional, Fernando Balotelli viveu momentos de angústia para saber se iria para os Jogos Olímpicos. O atleta do decatlo garantiu vaga por intermédio do ranking internacional. O decatleta conseguiu a vaga via ranking da World Athletics, federação internacional de atletismo. O pesqueirense é o melhor sul-americano da modalidade e foi medalha de prata no Pan-Americano do ano passado.

Atleta do decatlo, modalidade mais completa do atletismo, teve a vaga confirmada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e se tornou um dos xx que vão integrar a delegação brasileira nos Jogos.

O decatlo consiste na soma de dez modalidades a serem disputados em dois dias: 100 metros rasos; salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos (1º dia); 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, 1500 metros (2º dia).

“A gente decora dez provas diferentes e tem dez estratégias para cada uma. O difícil não é fazer a prova no dia, o mais complicado é treinar o decatlo, é uma rotina muito dura, praticar força, velocidade, arremesso”, explicou Balotelli.

Outro duro problema para o atleta é em relação aos materiais de treino e prova. Cada modalidade necessita de um material diferente, entre calçados e os próprios instrumentos.


Indo para a sua primeira edição de Olimpíadas, Balotelli confessa ainda estar se acostumando com a ideia de ser um atleta olímpico. “O sentimento é de dever cumprido. Eu dediquei a minha vida nesse último ciclo olímpico para fazer acontecer essa vaga. A ficha ainda não caiu que eu vou estar nos Jogos Olímpicos” .

Ao todo, são quatro pernambucanos garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: Balotelli (decatlo), Carol Naka (boxe), Cristiano Rocha (técnico do Handebol) e Érica Sena (marcha atlética. Essa lista de pernambucanos nas Olimpíadas pode ser ampliada se a goleira Renata Arruda, do handebol, vive expectativa para ser convocada para Paris.

Faltando poucos dias para o pontapé inicial da Olimpíada de Paris, a delegação do Brasil contará com nomes importantes na busca por medalhas e histórias que marcarão a participação verde e amarela.

A delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Paris 2024 contará com 276 atletas em 39 modalidades. O Time Brasil vai ter maioria feminina pela primeira vez na história. Serão 153 são mulheres, o que representa 55% do total — em Tóquio 2020 eram 47%.

Na lista de atletas garantidos nos Jogos deste ano, alguns nomes se destacam, como o canoísta Isaquias Queiroz, a ginasta Rebeca Andrade, a nadadora Ana Marcela Cunha e a skatista Rayssa Leal, todos medalhistas em Tóquio 2020.

SL

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025