Categorias: Esportes

Argentina vence Brasil por 1 x 0 em Qatar

PUBLICIDADE

No jogo que marcou o retorno de Ronaldinho, a Seleção Brasileira foi derrotada por 1 a 0 pela Argentina, em Doha, no Catar. No último lance da partida, brilhou a estrela de Lionel Messi, que arrancou em contra-ataque veloz, levou a marcação do Brasil e desempatou um jogo que se encaminhava para 0 a 0.

O Brasil, que tinha três vitórias e ainda sequer havia levado um gol com Mano Menezes, perde também invencibilidade de cinco jogos contra a Argentina. A última derrota havia sido em 8 de junho de 2005, pelas Eliminatórias: 3 a 1 para os argentinos em Buenos Aires.

Depois de um primeiro tempo bastante aberto, em que as duas seleções acertaram finalizações na trave, Brasil e Argentina fizeram partida de poucas oportunidades na etapa final. A Seleção de Mano caiu após três alterações (Douglas, André e Jucilei entraram) e prevaleceu o talento de Lionel Messi para desequilibrar no último lance.

Ronaldinho não jogava pela Seleção desde abril de 2008 e teve as companhias dos talentosos Neymar e Robinho, além de Elias, mais solto, vindo de trás. Na primeira etapa, a peça ofensiva funcionou bem e o Brasil atacou com naturalidade, diferentemente do segundo tempo. Ronaldinho foi até sacado por Mano aos 25min do segundo tempo.

Primeiro tempo aberto no Catar

Brasil e Argentina realizaram um primeiro tempo bastante aberto e cheio de alternativas em Doha. Com boa movimentação e toque de bola rápido, a Seleção Brasileira atingiu a proposta que Mano Menezes imaginava, embora não tenha tirado o zero do placar. O treinador, porém, só se desesperou com o excesso de passes e poucas finalizações ao redor da área argentina.

Mais cautelosa, mas esperta no contra-ataque, a Argentina foi a primeira a atingir o alvo. Com 5min, o incansável Zanetti desceu pela direita, cortou a marcação e chutou para defesa de Victor, bastante acionado no primeiro tempo. Pouco depois, a resposta brasileira por pouco não terminou em gol: Daniel Alves recolheu bola na entrada da área, tabelou e a acertou o travessão.

Jogando solto, Neymar apareceu livre na esquerda, logo depois, e criou situação de perigo. O santista levou um marcador e tocou para trás – ao tentar desviar, um defensor argentino quase marcou contra. Em cima da Argentina, o Brasil voltou a ameaçar aos 22min: Ronaldinho pegou reobte de escanteio e bateu de calcanhar, mas Romero defendeu.

Na última parte, a Argentina se mandou ao ataque e criou duas das melhores situações de gol. Higuaín, após escanteio, exigiu grande defesa de Victor, que por pouco não foi vazado aos 38min. Messi fintou a marcação e, da entrada da área, bateu de esquerda. A bola chegou a tocar no travessão.

Segundo tempo de poucas chances

Para a etapa final, brasileiros e argentinos preservaram a ambição ofensiva, mas tiveram mais dificuldades em encontrar espaços para finalizar. A marcação no meio-campo também ficou mais dura e Mascherano, por exemplo, cometeu faltas suficientes para tirar a Seleção de Mano Menezes do sério.

Neymar chegou em dois bons contra-ataques, mas foi apanhado em impedimento no primeiro e errou passe que podia ser bom para Robinho no segundo. De fora da área, Daniel Alves bateu e assustou Romero mais uma vez. Assim, criando pouco, o Brasil tentou duas alterações para os 15 minutos finais: Douglas e André entraram nos lugares de Ronaldinho e Neymar.

As trocas, porém, foram insuficientes. O Brasil foi murchando, não criou chances de gol e ainda viu a Argentina marcar no último lance da partida aos 47min. Lionel Messi, em lance mágico, recuperou bola perdida por Douglas, arrancou da ponta direita, levou toda a marcação e bateu de esquerda, no cantinho de Victor, que nada pode fazer. Foi a primeira derrota com Mano Menezes.

FICHA TÉCNICA

Brasil 0 x 1 Argentina

Ponto Forte do Brasil

Movimentação na frente no primeiro tempo e acerto da marcação na etapa final

Ponto Forte do Argentina

Organização em campo, recomposição dos atacantes e boa atuação de Messi

Ponto Fraco do Brasil

Poucas finalizações e dificuldade em criar no segundo tempo

Ponto Fraco da Argentina

Sistema defensivo velho e lento

Personagem do jogo

Messi, que ofuscou a volta de Ronaldinho à Seleção com gol no fim

Gol

Argentina: Messi, aos 47min do segundo tempo

Esquema Tático do Brasil

4-3-1-2

Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas; Ramires (Jucilei) e Elias; Ronaldinho (Douglas); Neymar (André) e Robinho

Treinador: Mano Menezes

Esquema Tático da Argentina

4-2-3-1

Romero; Zanetti, Burdisso, Pareja e Heinze; Banega e Mascherano; Messi, Pastore (D’Alessandro) e Di María; Higuaín (Lavezzi)

Treinador: Sergio Batista

Cartão amarelo

Argentina: Mascherano

Árbitro

Abdalá Balideh (Catar)

Local

Khalifa Stadium, em Doha (Catar)
 

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

UFPB anuncia reajuste nos auxílios moradia e transporte para mais de 3 mil alunos

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assistidos com os auxílios moradia e transporte disponibilizados…

28 de maio de 2024

Brasil recupera desempenho de alfabetização do período pré-pandêmico

O Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado antes da pandemia de Covid-19.…

28 de maio de 2024

Câmaras Municipais de Teixeira e Taperoá e Pasta da Educação de João Pessoa têm contas aprovadas

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba aprovou, na manhã desta terça-feira (28),…

28 de maio de 2024

PMJP abre inscrições em seleção para preenchimento de vagas temporárias na Saúde

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou um…

28 de maio de 2024

João recebe homenagem das Associações Nacional e Estadual dos Procuradores em reconhecimento à valorização da categoria

O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (28), na Granja Santana, em João Pessoa, a…

28 de maio de 2024

Cartaxo volta a pregar união com Cida e garante que não deixará PMJP para alçar voos maiores em 2026

Na esteira da decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de lançar candidatura própria para a…

28 de maio de 2024