Após cinco dias de descanso total, Falcão voltou a fazer uma atividade física, iniciando assim a segunda parte do processo de recuperação da lesão na panturrilha da perna esquerda. O trabalho, realizado dentro da piscina, visa a recondicionar a parte cardiovascular do jogador e a oferecer estímulos à musculatura lesionada.
– A água tira o peso do corpo e evita o impacto da musculatura no solo. Então o risco de agravamento da lesão é mínimo. Depois da piscina, vamos levar o Falcão para bicicleta ergométrica – explica o doutor Mauro Martinelli, médico da seleção brasileira.
Na estreia do Brasil no Mundial, dia 1, contra o Japão, Falcão esteve apenas três minutos em quadra. O craque deixou o confronto mancando, ao sentir uma forte fisgada na batata da perna. Uma ressonância magnética feita no dia seguinte apontou uma contratura moderada, cujo tempo de recuperação é estimado em 15 dias. Ou seja, se o Brasil avançar até a semifinal, o melhor jogador do mundo tem boas chances de retornar ao time. Mas, para Falcão, a volta pode ser até antes.
– Eu estou muito animado, muito confiante. Eu sempre reagi muito bem ao trabalho de fisioterapia, ao trabalho de recuperação. Com os pés no chão, trabalhando dois períodos por dia, acho que posso jogar alguns minutos nas quartas de final, caso o Brasil chegue lá, é claro – projeta o craque.
Se tudo correr dentro do previsto, e a nova ressonância demonstrar que não há mais lesão, a terceira e última parte do tratamento deve começar na próxima segunda-feira, quando o camisa 12 voltar a treinar com os companheiros e a ter contato com a bola. Difícil até lá é aplacar a ansiedade.
– Eu tenho jogado baralho com o pessoal, tentado me distrair. É difícil ficar trancado no quarto de um hotel. Mas só de vir aqui pra piscina, me movimentar, já ajuda muito – salienta.
Nesta quarta, o Brasil enfrenta Portugal, pela última rodada da fase de grupos. O empate garante ao time o primeiro lugar do grupo C e, consequentemente, uma chave mais fácil na fase de mata-mata.
Globo.com
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O apoio do ex-deputado federal e presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima,…
O secretário de Estado de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, garantiu ao PSB, partido ao qual é…
O Ministério Público da Paraíba, por meio do MP-Procon, instaurou Procedimento Preparatório para apurar o…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) emitiu uma…
Saúde da PB divulga balanço das arboviroses na Paraíba e reforça alerta à população. A…
A reforma tributária brasileira entrou oficialmente em uma nova fase neste início de ano, com…