Categorias: Esportes

Amadeu promete para esta terça-feira um posicionamento sobre o regulamento

PUBLICIDADE

O presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) Amadeu Rodrigues prometeu anunciar um posicionamento oficial sobre a polêmica envolvendo o Campeonato Paraibano 2018.  Amadeu Rodrigues, programou uma reunião com o diretor jurídico da entidade, o advogado Marcos Souto Maior, para debater o tema, e emitir um parecer.

A ideia é esclarecer alguns pontos do documento, sobretudo quem avança das repescagens para as semifinais e quem vai ter vantagem nessas semifinais.

O regulamento do Campeonato Paraibano começou a ser questionado depois que dirigentes de Botafogo-PB e Sousa, que disputam entre si uma das repescagens às semifinais, começaram a alegar que teriam vantagem em uma eventual semifinal contra o Treze. Os dirigentes de Belo e Dinossauro se baseiam no fato de que, na primeira fase do estadual, somaram mais pontos que o Galo, que conseguiu vaga direta nas semifinais por ter sido o primeiro colocado do Grupo B. E o regulamento, em seu Art. 9º, diz que, nas semifinais, "os clubes que obtiverem melhores índices técnicos na Primeira Fase terão direito ao mando de campo na segunda partida e de jogar pelo empate em pontos e saldo de gols".

 

No entanto, que o parágrafo 1º deste mesmo artigo – que trata da primeira fase – usa a expressão "clubes de melhor índice técnico" para se referir aos "primeiros colocados dos grupos A e B".

Outro ponto polêmico do regulamento do Paraibano está no trecho que aborda as repescagens, tratado no documento como "2ª Fase". O parágrafo 3º do Art. 9º – que se refere a quem avança da repescagem para a semifinal – diz que "os clubes de melhor índice técnico, somados os resultados obtidos na primeira e segunda fases do campeonato, ficam definidos como terceiro e quarto colocados e classificados à semifinal". Isso dá a entender que Botafogo-PB e Sousa, que não podem mais ser alcançados em pontos por Serrano-PB e CSP, já estariam classificados para as semifinais. Mas, a priori, Belo e Dino disputam uma vaga na semifinal contra o Treze, enquanto que Lobo da Serra e Tigre brigam por vaga na semifinal contra o Campinense.

Preferindo emitir um parecer definitivo apenas depois da reunião com seu departamento jurídico, Amadeu Rodrigues disse apenas que o regulamento será respeitado, que o documento será soberano.

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de João Pessoa decreta situação de emergência por 90 dias após alta nos casos de gripe

Os serviços de saúde que compõem a rede pública municipal registraram, nos primeiros meses do…

2 de maio de 2024

Veneziano viabiliza com o DNIT o recapeamento das avenidas Brasília, Canal e Manoel Tavares, em CG

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) anunciou nesta quinta-feira (02)…

2 de maio de 2024

Empréstimo para CG no Senado: Veneziano tacha de eleitoreira a postura dos vereadores

Na última terça-feira (30), o senador Veneziano Vital do Rêgo, relatou uma matéria, aprovada no…

2 de maio de 2024

Policial suspeito de balear clientes em pizzaria em 2018 vai a júri nesta 5ª, em João Pessoa

O julgamento do policial Fernando Vieira da Costa, acusado de balear clientes em uma pizzaria…

2 de maio de 2024

Três vítimas do desabamento no Up Garden seguem internadas, uma ainda na UTI

Três pessoas feridas no desabamento do teto da casa de shows Up Garden, no Altiplano…

2 de maio de 2024

PRF flagra homem conduzindo ônibus sem curso especializado e motorista embriagado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, durante fiscalizações realizadas nos dias 30 de abril e…

2 de maio de 2024