Categorias: Esportes

Alonso pode se igualar hoje a Ayrton Senna e Nelson Piquet

PUBLICIDADE

A galeria dos tricampeões mundiais de Fórmula 1 tem uma considerável chance de aumentar neste domingo (14). O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, lidera o Mundial de pilotos, com oito pontos de vantagem sobre o australiano Mark Webber, mas poderá finalizar o campeonato com a mesma imagem de trapaceiro que se abateu sobre o alemão Michael Schumacher.

Atualmente, a Fórmula 1 tem cinco tricampeões, dois dos quais são brasileiros: Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda (Áustria), Jackie Stewart (Escócia) e Jack Brabham (Austrália). Se conquistar o título, Alonso se igualará a todos esses nomes históricos da F-1 e ficará atrás apenas do francês Alain Prost, que tem quatro títulos, do argentino Juan Manuel Fangio, com cinco, e do próprio Schumi, que é heptacampeão.

Ele também quer se tornar o tricampeão mais jovem da história. Atualmente, esse título pertence a Ayrton Senna, que obteve o tri em 1991, aos 31 anos. Se faturar o título nos Emirados Árabes Unidos, o ferrarista o fará com 29 anos, três meses e 15 dias.

Porém, para não precisar escutar para sempre perguntas sobre a legitimidade da conquista, ele terá de vencer o campeonato por mais de sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Isso ocorre porque ele conquistou o Grande Prêmio da Alemanha, em 25 de julho, depois de a Ferrari ter dado ordens para o seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa, deixá-lo passar. Essa manobra garantiu justamente sete pontos a mais para o espanhol.

O problema é que seus maiores rivais em relação ao título, Mark Webber e Sebastian Vettel, da equipe Red Bull, jogaram limpo o ano todo e não tiveram privilégios. A escuderia teve inúmeras oportunidades de ajudar um ou outro durante a temporada, mas decidiu não interferir na questão esportiva da prova, deixando que ambos lutassem pelo resultado livremente. Em decorrência dessa política, inclusive, eles se chocaram enquanto brigavam pela liderança no GP da Turquia. Vettel abandonou a prova e Webber foi apenas o terceiro.

Assim, Alonso, que já tem episódios controversos em sua carreira, como as brigas com Hamilton na McLaren, em 2007, e a vitória em Cingapura-2008, após batida proposital do brasileiro Nelsinho Piquet, ficará ainda mais marcado como “Dick Vigarista”, personagem do desenho animado Corrida Maluca que sempre tentava artimanhas ilegais durante as provas para atrapalhar seus adversários.

O treino classificatório deste sábado (13) ajudou a deixar a prova ainda mais enigmática. O alemão Vettel, que está 15 pontos atrás de Alonso, largará na ponta, com Lewis Hamilton, da McLaren, em segundo. O inglês tem chances matemáticas de ser campeão, mas depende de uma combinação de resultados muito improvável.

Mesmo assim, ele pode ser uma peça importante na disputa pelo título. Alonso larga atrás dele, em terceiro, seguido por Jenson Button, Webber e Massa. A largada, já tradicionalmente um momento importante na Fórmula 1, deve ser ainda mais interessante. Nenhum dos líderes pode arriscar abandonar a prova em uma batida, mas ser muito conservador também não é uma tática aceitável com o título tão aberto.

Para ser campeão, Alonso precisa chegar pelo menos na segunda colocação. Webber necessita de uma vitória, com o espanhol no máximo na terceira colocação. Já Vettel, se chegar em primeiro, terá de torcer para Alonso não ser melhor do que quinto. Veja abaixo as chances de cada um.

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024

Polícia Militar prende grupo suspeito de integrar facção e intimidar moradores na Paraíba

Em uma operação realizada nessa sexta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de fazer…

18 de maio de 2024

Sousa enfrenta Santa Cruz do Rio Grande do Norte neste sábado pelo Brasileirão

O Sousa enfrentará o Santa Cruz-RN neste sábado (18), às 15h, em partida válida pelo…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024

Mais trechos de praia na PB são liberados para banho após operação de combate ao despejo de esgoto no mar; confira

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) publicou o relatório mais recente sobre a…

18 de maio de 2024

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a fase de testes de segurança…

18 de maio de 2024