Categorias: Esportes

Afastado do UFC, lutador brasileiro ganha a vida como bombeiro

PUBLICIDADE

 Quem acompanhou a carreira de Alexandre “Cacareco” nas artes marciais deve ter ficado com a impressão de que, por um ou outro motivo, algo daria errado nos momentos mais cruciais de sua vida esportiva.

 

Foi assim quando se desligou da equipe RTV (Ruas Vale-Tudo), ingressou no mercado japonês de MMA, deixou a BTT (Brazilian Top Team), foi demitido do UFC e, dias depois, expulso da academia Chute Boxe.

 

Com tantos altos e baixos e sem lutar há dois anos, Cacareco revelou em entrevista exclusiva ao R7 que precisava de um tempo parado para repensar sobre seus erros e amadurecer. Acontece que, enquanto isso, as contas não pararam de chegar, e o lutador, já sem patrocínio, se tornou bombeiro civil, profissão que lhe permite continuar dando aulas de jiu-jitsu e luta-livre.






– Eu dou aulas no quartel do conjunto militar, e todos meus alunos são bombeiros. Um dia me convenceram, fiz o curso e passei. É uma rotina tranquila, trabalho dia sim, dia não. Por isso, não atrapalha os meus treinos e as minhas aulas.

 

Intercalando aulas de jiu-jitsu e de luta-livre, modalidades rivais na década de 80 nas quais é faixa-preta, o ex-lutador do UFC busca manter a forma treinando com alunos, o que, de acordo com seus cálculos, o mantém com “uns 40% do meu potencial”.

 

Nada mal, já que, aos 33 anos, o explosivo competidor afirma precisar de apenas 90 dias para estar no ápice da forma física e pronto para encarar qualquer oponente em alto nível. Cenário que pode não estar muito longe de acontecer.

 

– Dei uma repaginada na minha vida e, no momento, treino com amigos e alunos. Não é nada muito profissional, mas voltei a me animar com o esporte. Passei duas semanas em Manaus dando um seminário e percebi que tenho que voltar a lutar. Me animei de novo. Em 2013 vou voltar a treinar forte e a fazer lutas de nível.

 

Repetindo que o período afastado das competições o deixou mais maduro e capaz de rever seus erros, Cacareco revelou ainda que pretende retornar às origens antes de voltar a pisar no octógono. Para isso, nada mais justo do que treinar de novo com quem o levou ao topo do MMA no início da década passada.

 

– Nunca neguei isso a ninguém: meu maior arrependimento foi ter saído da Ruas Vale-Tudo. Tínhamos uma ótima estrutura e, por conta de um patrocinador, me desvirtuei e me afastei do foco que tinha. Quero ver se ainda este ano, eu me reúno com o Pedro Rizzo e com o Beto Leitão para pedir desculpas e pedir que eles me ajudem a treinar de novo. Virei as costas para a luta livre e para alguns amigos. Quando eu era campeão, tudo era fácil…

 

Caso consiga retomar o sucesso em sua carreira, o lutador poderá mostrar as rápidas finalizações que lhe garantiram 17 das 18 vitórias como profissional, em cartel que ainda consta com seis derrotas. A última delas, em novembro de 2010, contra o bielorusso Vladimir Matyushenko, marcou definitivamente sua seus próximos passos no MMA.

 

– Naquela luta eu fui convidado quando faltavam apenas 15 dias para luta. Mas decidi aceitar, já que era um contrato de três lutas. Depois é que veio aquele convite para baixar de peso e lutar com o Toquinho. Não aceitei, não estava bem e ainda passei por problemas pessoais. Mas, repito, nunca tive problema com a minha altura, e continuarei a lutar entre os meio-pesados (93 kg).

 

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Léo Bezerra revela que não recebeu convite para posse do novo diretório do PSB em João Pessoa

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou que até o momento não recebeu…

15 de janeiro de 2026

Enem 2025: Inep divulga notas individuais nesta sexta-feira

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…

15 de janeiro de 2026

Ministério Público aciona justiça para cobrar instalação de salas especiais em escolas estaduais na Capital

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública para que o Estado…

15 de janeiro de 2026

Família busca informações sobre desaparecimento de jovem em João Pessoa

A família de Lucas Rodrigues está em busca de informações que possam ajudar a localizar…

15 de janeiro de 2026

Ronaldo Barbosa evita comentar situação de Léo Bezerra e foca na posse como presidente do PSB em João Pessoa

O futuro presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, evitou comentar a situação do…

15 de janeiro de 2026

Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa acusa Guga Pet de fazer uso político da causa animal: “Verdadeiro parasita”

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, fez duras críticas ao vereador…

15 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464