Renato Augusto será titular do Corinthians assim que as suas condições físicas inspirarem confiança em Mano Menezes. Nesta sexta-feira, o técnico reconheceu que pretende utilizar o meia no lugar de um dos seus três volantes, conforme já testou em treinamento.
Segundo Mano, o Corinthians só passou a contar com um trio de contenção (formado por Ralf, Guilherme e Bruno Henrique) no seu meio-campo porque enfrentava uma crise no Campeonato Paulista. O sistema tático mais cauteloso foi a estratégia adotada para o time reagir.
"Por preferências de futebol, não gosto de jogar com três volantes. A necessidade do momento, de estancar uma situação que havia aqui, de sucessivas derrotas, me fez pensar além das minhas preferências. O técnico deve ter esse entendimento", explicou Mano.A estratégia funcionou. Conforme o próprio treinador enalteceu diversas vezes, o Corinthians ficou seguro para atacar com a sua defesa protegida por Ralf, Guilherme e Bruno Henrique. "Isso não quer dizer que vamos jogar com três volantes a vida inteira. A equipe pode continuar evoluindo, e isso passa por pequenas mudanças de características. O Renato pode ser esse jogador", avisou.
Durante esta semana, Mano chegou a observar Renato Augusto ao lado de Jadson na armação do Corinthians, no final de um treinamento coletivo. O escolhido para sair na ocasião foi Guilherme, que teve uma atuação ruim na derrota por 3 a 2 para o São Paulo.
"A partir do momento em que tenho dois jogadores da qualidade de Renato Augusto e Jadson, fico com a obrigação de, no mínimo, pensar a equipe com eles.
Estou começando a trabalhar assim para fazer a mudança logo aí na frente. É normal usar os treinos para ir encaixando as ideias", comentou o técnico.
Por enquanto, contudo, o Corinthians seguirá com os seus três volantes. Será assim contra o Penapolense neste domingo, fora de casa, em jogo decisivo para a equipe no Campeonato Paulista. Renato Augusto ainda merece cuidados especiais em virtude de sua fragilidade física – até porque o lateral esquerdo Fábio Santos é outro que está de volta após longo período de inatividade.
Mesmo sem dois armadores, Mano prometeu um Corinthians ofensivo em Penápolis. "Nem sempre vencer significa colocar mais atacantes. Às vezes, a segurança do meio-campo te aproxima mais da vitória. Você pode não ser tão brilhante, mas é mais seguro. E equipes inseguras não ganham jogos", analisou o técnico que se diz contrário aos três volantes.
Terra
Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…
Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…
O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…
A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…
Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…