A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Perda ou eternidade da salvação!

Esse é um assunto que causa paranóia em muitos cristãos. Sabia você que esse tema tem levado muita gente ao suicídio! Verdade. Muitas vezes por não terem uma instrução bíblica clara e ouvirem a pessoas que se creem possuidoras da verdade, cristãos tomam atitudes transloucadas nessa área. É um dos assuntos onde a Bíblia não é taxativa com frases como: “a salvação se perde ou a salvação não se perde”, daí o motivo para leigos e instruídos navegarem ao seu modo no leito desse rio caudaloso.

O Espírito Santo está na terra e habita dentro do Cristão, Ele se encarrega de trazer paz quanto a esse tema, quando alguém o busca com humildade e respeito. Pastor Elcio, quanto a você, qual sua posição: “Nascer de Novo, ou novo nascimento, é a frase chave para destrincharmos esse assunto.” No evangelho do apóstolo João, capítulo 3, o próprio apóstolo discorre sobre o encontro de Jesus com o erudito Dr. Nicodemos. Esse intelectual e religioso, cria que tudo ia muito bem em sua vida espiritual e religiosa, porém, deveria saber mais, e Cristo Jesus, tinha esse algo mais.

Naquele encontro célebre, que por certo, envolveu um café das 6:00hrs da tarde, Jesus assombrou a Nicodemos com a frase: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver nem entrar no Reino de Deus (nos céus)”. Assombrado, Nicodemos fez uma pergunta chave e Jesus respondeu a altura. Faça uma leitura silenciosa e analítica em sua Bíblia de João capítulo 3. Nascer de novo inclui uma transformação de 360 graus sem volta.

O homem recebe uma nova natureza onde jamais se lembra onde deixou a antiga. Não se torna perfeito, sempre necessitará das mãos do artesão (oleiro), a cada dia, pois deslizes, por certo se darão, como se deu na vida do Apóstolo Pedro, o escritor Marcos, David, na minha, etc. Se você nasceu de novo, para sempre será do Senhor Jesus. “Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão, ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos, ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai”

João 10. 28.29. Alguém me perguntou, e Judas, que era um dos Apóstolos e terminou de um modo fatal afastado do Senhor Jesus para sempre! Na verdade, você pode pertencer a um colégio de Igrejas por anos, provar dos dons e das bençãos celestiais e não ter passado pelo ato de novo nascimento.

Jesus explicou a todos os doze apóstolos o novo caminho e os ofereceu o sabor do novo vinho, aceitá-lo ou rejeitá-lo, é uma decisão pessoal, é por livre arbítrio, não cabe imposição. Judas teve o presente nas mãos, foi doutrinado, discipulado, evangelizado pelo próprio Deus, na pessoa de Cristo Jesus e o vomitou. Jesus esperou pela decisão de Judas até o último momento, porém, respeitou seu livre arbítrio.

Para assegurar o que digo nessas linhas, leia e analise o texto abaixo: “Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento, pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública”.
Hebreus 6.4-6.

Veja que o texto bíblico nos fala de um acercamento profundo com Deus através do conhecimento, aqui não fala de uma entrega que inclua, arrependimento ou novo nascimento. Agora, veja na mesma sequência do capítulo, o que diz o texto, em Hebreus 6.9. “Amados, mesmo falando dessa forma, estamos convictos de coisas melhores em relação a vocês, coisas próprias da salvação”.

O escritor sagrado, no versículo 9, se dirige a aqueles que na verdade haviam nascido de novo. E para terminar, deixo com você o versículo célebre e universal de João 3.16. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

João termina esse versículo com duas palavras chaves; “vida eterna,” ou seja, vida infinita, para sempre. O Apóstolo João, foi um exímio teólogo em seus dias, historiadores dizem que o mesmo faleceu entre os 95-100 anos de idade, sendo levado a Igreja em Éfeso, todos os dias, por irmãos que passavam para buscá-lo em sua residência.

Amigo leitor, o próprio Espírito de Deus o dará paz e convencimento quanto ao “novo nascimento” em sua vida. Nascer de novo muda seu termômetro espiritual, dando-lhe mais amor e apego pelas coisas de Deus na terra. Tem você sede de buscá-lo e caminhar com ele diariamente? Ama você estar em meio a congregação dos santos? Obediência, é uma de suas características aos mandamentos do Senhor Jesus? Se positivo, estás no caminho correto, descanse “Nele,” em Cristo Jesus, e desfrute de sua eterna salvação!

 

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
Instagram: @elciojnunes


    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe